Três Lagoas é o primeiro município do estado de Mato Grosso do Sul a utilizar a termonebulização como estratégia para a eliminação da forma alada dos mosquitos Aedes aegypti.

A aquisição foi realizada após estudos feitos pelo setor de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que em ação junto com o Setor de Entomologia de entomologia identificaram a necessidade de uma ação mais agressiva no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Chikungunya e zika.

Durante os trabalhos de instalação de armadilhas tipo ovitrampas pelo setor de entomologia, foram detectadas formas aladas de mosquitos (Aedes aegypti e outros Culícideos) nos bueiros e galerias da rede pluvial, sendo considerado um potencial perigo de infestação destes vetores, dado a dificuldade do alcance dos locais de proliferação.

De acordo com o coordenador de endemias, Alcides Ferreira, o termonebulizador emite uma névoa fina de inseticida, capaz de atingir locais de difícil acesso e eliminar os mosquitos adultos, sendo um importante aliado no combate à dengue. A nevoa será jogada dentro dos bueiros, que vai eliminar os mosquitos adultos e cortar a cadeia de transmissão das doenças, minimizando a transmissão das doenças e protegendo a população de Três Lagoas.

É importante destacar que a prefeitura vem investindo e realizando ações efetivas para o combate do Aedes aegypti, mas é importante que a população também faça sua parte e siga as orientações das autoridades de saúde, evitando o acúmulo de águas em suas residências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *