O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e a Defesa Civil de Três Lagoas alertam a população para uma intensa onda de calor que atinge o município e que está elevando as temperaturas até os 43ºC, além da baixa umidade relativa do ar que atinge os patamares entre 10 % e 30% em grande parte do estado.
De acordo com a previsão do tempo, a atuação de uma massa de ar quente e seca deve se estender até o dia 20 deste mês; em conjunto, temos a atuação do El Niño que amplifica as altas temperaturas, e essa semana podem ocorrer os recordes de temperatura máxima e umidade relativa do ar mínima em 2023. Essas condições meteorológicas extremas tornam o ambiente atmosférico propício para a ocorrência de incêndios florestais.
Para se proteger, a Defesa Civil orienta que as pessoas se hidratem com frequência, principalmente idosos e crianças, façam o uso de protetor solar, dar preferência para vestimentas mais leves, fazer alimentação mais leve, dando prioridade para frescas, além de evitar a exposição ao sol e a prática de exercícios ao ar livre em horários mais críticos do dia, entre as 10h e 16h.
Cuidado com os Pets
Atenção aos animais! Sempre deixá-los em local arejado e com sombra e disponibilizar água fresca com frequência. Além disso, deve-se evitar passeios, tanto devido ao calor extremo, quanto pela possibilidade de queimadura nas patas dos pets em asfaltos e concretos.
Alerta
Em virtude desta situação a Defesa Civil “ALERTA E NOTIFICA” a todas as instituições esportivas, pessoas físicas ou jurídicas, da cidade que pretendem realizar eventos e ou competições nesses dias que sejam tomadas todas as providencias para que os participantes tenham acesso à água fresca, lugares de sombra e que se evite os horários de pico de calor entre as 9:30 da manhã ás 16 horas.
Defesa Civil: (67) 991848429/ 199;
SEMEA: (67) 9182-3258 – Em caso de queda de árvore em via pública;
Trânsito: (67) 99221-7147;
Corpo de Bombeiros: 193;
Assistência Social: (67) 3929 1833 / 98139-0994.