Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito: Conscientização para Salvar Vidas

Acidente-de-transito-

A partir de 2005, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu que o terceiro domingo de novembro seria dedicado ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, marcado neste ano para 19 de novembro.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde e da ONU, mais de 1,35 milhão de pessoas perdem a vida anualmente e 50 milhões ficam feridas em acidentes de trânsito ao redor do mundo. Esses números representam uma trágica pandemia que persiste ao longo das décadas, totalizando 140 mil vítimas por dia, entre fatalidades e ferimentos.

No Brasil, os impactos são alarmantes, com mais de 33 mil mortes anuais, 240 mil casos de invalidez permanente, predominantemente entre os jovens, e pelo menos 300 mil feridos leves. A violência no trânsito atinge cada brasileiro, seja por meio de familiares, amigos ou colegas de trabalho que se tornam vítimas desse cenário.

Em Três Lagoas, apenas no último ano, nove vidas foram perdidas em acidentes no perímetro urbano. Em 2023, o município já registra 15 óbitos, um aumento de 66%, mesmo faltando 44 dias para o término do ano.

A Prefeitura de Três Lagoas, através do Departamento Municipal de Trânsito (DEPTRAN), da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), destaca a importância desta data e enfatiza a necessidade de conscientização. Respeitar as leis de trânsito é a forma mais eficaz de combater essa triste realidade e preservar vidas.

Compartilhe nas Redes Sociais

Outras Notícias

Banca Digital

Edição 218