A Prefeitura de Três Lagoas, faz um alerta à população sobre os cuidados necessários com o sistema de esgoto residencial. O objetivo é conscientizar os moradores sobre a importância de evitar práticas que possam comprometer a eficiência do sistema e causar sérios problemas de contaminação e entupimento.

O sistema de esgoto é projetado para receber apenas resíduos líquidos e materiais que se dissolvem facilmente. No entanto, muitas vezes, itens impróprios são descartados, causando entupimentos e perda de eficiência. Itens como óleos, algodões, cotonetes, fraldas, cabelos, bitucas de cigarro, absorventes, preservativos, entre outros, não devem ser jogados na rede de esgoto. O descarte correto desses materiais é essencial para evitar obstruções no sistema e até proliferação de doenças.

Um dos principais vilões do sistema de esgoto são os óleos. Eles devem ser armazenados e reciclados corretamente, pois seu descarte inadequado pode causar sérios danos ao sistema. Além disso, resíduos como restos de tinta, verniz e solvente, devido aos seus componentes químicos, podem contaminar os rios, causando problemas ambientais.

Na cozinha, é importante evitar o descarte incorreto de resíduos, como pó de café, que pode liberar óleos quando em contato com a água, ao contrário do que muitos acreditam. Manter a caixa de gordura limpa e utilizar o ralinho corretamente são medidas essenciais para evitar problemas no sistema de esgoto.

Uma dica valiosa é manter os bueiros próximos da residência sempre limpos, evitando assim o acúmulo de folhas e lixos que podem obstruir o sistema de drenagem e causar alagamentos em dias de chuva. Recolher e destinar esses materiais adequadamente para a lixeira é uma prática simples que contribui para a preservação do sistema de esgoto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *