Real supera peso argentino e é a 5ª moeda que mais perdeu valor frente ao dólar no ano

Nota-de-R-200

O real está entre as moedas do mundo que mais perderam valor em relação ao dólar neste ano, segundo levantamento da agência classificadora de risco Austin Rating. Segundo o estudo, o real teve variação negativa de 11,4% até esta quarta-feira, 19, e ocupa a quinta posição no ranking das dez moedas que tiveram maiores desvalorizações em 2024.

Na América Latina, a moeda brasileira é a que mais perdeu valor no comparativo com a moeda norte-americana, ficando atrás inclusive da Argentina, que registrou queda de 10,8% do peso argentino frente ao dólar. Até o dia 13 deste mês o real ocupava a sexta posição – ou seja, subiu uma posição no ranking geral, ultrapassando justamente o peso argentino.

O pior desempenho mundial entre as 118 moedas analisadas é da naira nigeriana, da Nigéria, que desvalorizou 41,3% neste ano em relação ao dólar. Segundo o The New York Times, a queda livre da moeda nigeriana é reflexo da pior crise econômica em décadas. Há dois anos, o país era a segunda maior economia da África, e deve cair para quarto neste ano, segundo o jornal.

Depois da Nigéria aparecem a libra (Egito), com queda de 35,2%; a libra sudanesa (Sudão do Sul) com retração de 29,9%; e o cedi ganês (Gana), que desvalorizou 20,9% em relação ao dólar neste ano.

O levantamento da Austin Rating é feito a partir dos dados da Ptax, a taxa de câmbio calculada pelo Banco Central, indica que, na última semana, o Brasil caiu de sexto para quinto no ranking. “Mais de 70 moedas se desvalorizaram em relação ao dólar. É um fenômeno global”, afirma Alex Agostini, economista-chefe da agência de classificação de risco.

Os dados indicam que 21 moedas permaneceram com valores estáveis frente ao dólar, e outras 20 valorizaram. O topo do ranking de variação positiva é do xelim, do Quênia, com valorização de 22,1% no comparativo com o dólar, seguida do rublo (Rússia), com 7,3%, e da rupia (Sri Lanka), com 6,2%.

Confira abaixo o ranking das 10 moedas que mais se desvalorizaram neste ano frente ao dólar:

  • 1º – Naira (Nigéria): -41,3%
  • 2º – Libra (Egito): -35,2%
  • 3º – Libra sudanesa (Sudão do Sul): -29,9%
  • 4º – Cedi ganês (Gana): -20,9%
  • 5º – Real (Brasil): -11,4%
  • 6º – Peso (Argentina): -10,8%
  • 7º – Iene (Japão): -10.4%
  • 8º – Lira turca (Turquia): -9,2%
  • 9º – Peso (México): – 7,9%
  • 10º – Peso (Colômbia): -7,1%

Compartilhe nas Redes Sociais

Outras Notícias

Banca Digital

Edição 218