A Polícia Federal desencadeou nesta terça-feira (17) a Operação Rota Leste, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa especializada no transporte de cocaína ao longo da costa leste do Mato Grosso do Sul. A cidade de Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai, era o ponto de origem das rotas, que tinham como destino final Três Lagoas.
Durante a ação, uma pessoa foi presa em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. Além disso, os agentes apreenderam 11 veículos, incluindo carros de luxo e esportivos, uma moto de alta cilindrada, uma arma e cinco celulares, reforçando as suspeitas sobre o envolvimento da quadrilha com o tráfico de drogas.
A operação teve início a partir da prisão de um suspeito que transportava uma grande quantidade de entorpecentes em um fundo falso de uma caminhonete, enquanto trafegava pela região de Brasilândia/MS. Com o avanço das investigações, outros envolvidos foram identificados, além de detalhes sobre a logística da associação criminosa.
A Polícia Federal segue apurando o caso para identificar outros membros da quadrilha e aprofundar o combate ao tráfico de drogas na região.