Vereadores de Três Lagoas discutem projetos de lei e destacam campanha de prevenção ao câncer de mama durante sessão

WhatsApp Image 2024-10-15 at 11.16.36

Na sessão realizada no dia 15 de outubro, os vereadores de Três Lagoas analisaram importantes projetos de lei voltados à saúde e ao bem-estar da população. Entre os destaques, está o Projeto de Lei nº 30, de 05 de abril de 2024, que propõe atendimento preferencial a portadores de fibromialgia em locais específicos. Outro projeto, o de nº 44, de 03 de maio de 2024, busca instituir o “Dia Municipal da Conscientização da Apraxia de Fala na Infância”, a ser comemorado anualmente em 14 de maio.

Outro ponto importante da pauta foi o Projeto de Lei nº 85, de 09 de outubro de 2024, que cria a Política de Prioridade e Garantia de Acesso ao Tratamento em Saúde para pessoas com elevado grau de sofrimento psíquico, dependência química, doenças graves ou outras enfermidades que comprometam a capacidade de autocuidado. O projeto visa fortalecer a atenção à saúde pública para as populações mais vulneráveis no município.

Além dos projetos, foram lidos dois pareceres do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MS), referentes às contas da Prefeitura de Três Lagoas dos anos de 2017 e 2018. Todas as propostas foram encaminhadas às comissões permanentes de Saúde, Constituição, Justiça e Redação Final, e Finanças, para emissão de pareceres. O projeto de lei nº 44 foi enviado ao gabinete do vereador Tonhão para vistas.

Tribuna Livre: Prevenção ao câncer de mama em destaque

Durante a sessão, a vice-presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Três Lagoas, Miriam Guerra, utilizou a Tribuna Livre para abordar a importância da prevenção do câncer de mama, com destaque para as ações realizadas pela entidade durante o mês de outubro, em apoio à campanha mundial Outubro Rosa.

Miriam ressaltou o apoio oferecido pela Rede Feminina, que conta com profissionais como psicólogos, assistentes sociais e terapeutas holísticos, além de fornecer cestas básicas, medicamentos e outros itens essenciais aos pacientes em situação de vulnerabilidade social. Ela também anunciou a chegada da carreta do Hospital do Amor, que estará em Três Lagoas nesta semana para oferecer exames de mamografia e Papanicolau gratuitamente.

A vice-presidente reforçou a importância do apoio da sociedade civil para a continuidade dos trabalhos da Rede Feminina. “Precisamos de ajuda com alimentação, combustível, e outros recursos para garantir a vinda da carreta e o suporte aos pacientes”, enfatizou.

O presidente da Câmara, vereador Dr. Cassiano Maia, agradeceu a participação de Miriam e garantiu o apoio de todos os vereadores na divulgação das ações da entidade. As inscrições para os exames podem ser feitas na sede da Rede Feminina, localizada na rua Zuleide Perez Tabox, no centro de Três Lagoas.

Compartilhe nas Redes Sociais

Outras Notícias

Banca Digital

Edição 224