O Aeroporto Regional Plinio Alarcon concluiu com sucesso, nesta semana, mais uma operação de inspeção de voo em parceria com o Grupamento Especial de Inspeção emVoo (GEIV). Esta operação tem como objetivo aferir e garantir a precisão dos sistemas de auxílio à navegação aérea, como o PAPI (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão), essencial para orientar com precisão as aeronaves na aproximação e no alinhamento até o ponto de toque na pista.
O sistema PAPI (Precision Approach Path Indicator) do Aeroporto de Três Lagoas foi homologado em março de 2016. Então, ele passou por inspeções desenvolvidas a cada dois anos, realizadas pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV). Esse processo garante rigorosamente a precisão e o funcionamento seguro do equipamento. Além das inspeções periódicas onde a aeronave do GEIV realiza sobrevoos em sob o aeroporto para garantir a correta aferição do PAPI. De acordo com a gerente do aeroporto Gislaine Vida, o voo de inspeção do GEIV é realizado a cada dois anos, ou conforme solicitado pela administração aeroportuária, assegurando que todos os sistemas de navegação estejam em pleno funcionamento e com a máxima segurança.
A ação contou com a participação de diversos membros da comunidade aeroportuária, incluindo operadores de rádio e equipes especializadas em manutenção dos equipamentos de auxílio aéreo. “É uma operação complexa que requer coordenação entre diversos profissionais e recursos técnicos, mas que foi concluída sem intercorrências, mantendo o aeroporto em condições normais de operação e segurança para todos os voos”, afirmou a gerente.
Com mais essa operação bem-sucedida, o aeroporto de Três Lagoas/MS reforça seu compromisso com a segurança e a excelência nos procedimentos de navegação aérea, oferecendo aos passageiros e tripulantes a garantia de operações sempre monitoradas e em conformidade com as normas de segurança aeronáutica.