Infovia Digital: avanço do projeto de implantação é apresentado ao Governo de MS

Reuniao-Sonda-Foto-Bruno-Rezende-730x480

A situação do projeto de implantação da Infovia Digital, com a instalação de 7 mil quilômetros de rede de fibra óptica dedicada e de alta velocidade para todos os 79 municípios sul-mato-grossenses, foi apresentada ao governador Eduardo Riedel, hoje (6), pela empresa responsável.

A Infovia Digital proporciona o incentivo à conectividade do cidadão por meio da implantação de wi-fi com acesso gratuito em 129 locais públicos em todas as cidades do Estado. Em Campo Grande, o serviço estará disponível na Praça do Peixe, Praça Bosque da Paz, Praça Recanto dos Pássaros e Praça República da Bolívia.

O projeto estruturado pelo EPE (Escritório de Parcerias Estratégicas) e executado pela Setdig (Secretaria-Executiva de Transformação Digital), conecta 1.649 pontos de acesso do Governo do Estado em rede, com 15 mil ramais de telefonia, 157 câmeras, além de wi-fi em 129 praças e locais públicos em todo Estado.

A implantação da Infovia Digital, uma rede de conectividade e tecnologia de ponta que ligará todo o Estado, que concretiza a meta de um governo digital e inclusivo para Mato Grosso do Sul, teve início em 2023.

O contrato firmado entre o Governo do Estado e a empresa Sonda viabilizará a prestação de serviços de transporte de voz, dados e imagem para todos os equipamentos das unidades públicas estaduais. São 7 mil quilômetros de rede de fibra óptica instalados para interligar os 79 municípios sul-mato-grossenses.

“Tem várias entregas no projeto da Sonda, que tem todo um cinturão de infraestrutura de fibra no Estado. Os pontos de acesso público, que são as praças nos municípios, estão 95% concluídos. A gente começou a ativar a internet e o monitoramento das câmeras que ficam nas praças públicas. E a segunda fase, que também está 90% entregue, que é o cinturão, está praticamente finalizado. O projeto de infraestrutura base está colocado e agora o Estado está ativando os pontos do governo”, explicou o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez.

Na Capital serão 280 pontos estatais interligados, 236 já estão ativos dentro da rede de conectividade. Além das oito câmeras de monitoramento remoto (OCR), que estão em pleno funcionamento auxiliando os serviços de segurança pública e socorro nas cinco praças.

“Estamos conectando as escolas ao nosso data center, as ligações, as delegacias. A gente iniciou o projeto conectando primeiro o Detran, Secretaria de Estado de Fazenda, e todas as estruturas governamentais de Campo Grande. E estamos ampliando isso para o interior com prioridade para as escolas”, explicou Perez.

Todo o sistema do Governo será substituído por ramais VOIP (transmissão de voz pela internet), com conexão de fibra óptica. A proposta deve reduzir os custos com telefonia clássica do Estado, solução mais moderna e que possibilita integração com outras ferramentas dentro dessa rede.

A reunião para apresentar o avanço do projeto também contou com a presença do secretário Jaime Verruck (Semadesc), além da secretária especial Eliane Detoni (EPE), a secretária-adjunta Ana Nardes (Segov), e ainda os representantes da Sonda, José Orlandini (presidente), Rivaldo Ferreira (vice-presidente) e Ingo Ploger (diretor).

Compartilhe nas Redes Sociais

Outras Notícias

Banca Digital

Edição 226