SEMEA E SMAS de Três Lagoas realizam 1ª Feira de Educação Ambiental

FEIRA-DE-CIENCIAS-CRASE-07-11-24-scaled

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura (SEMEA), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), realizou a 1ª Feira de Educação Ambiental, que mobilizou crianças e adolescentes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), promovendo a conscientização ambiental de forma divertida e educativa.

O evento, realizado em dois períodos, no CRASE “Coração de Mãe”, teve como objetivo envolver as crianças e adolescentes nas questões ambientais e estimular a criatividade na busca por soluções sustentáveis.

O evento começou com uma apresentação da Banda CRASE Lata, formada por alunos que utilizam instrumentos musicais confeccionados a partir de materiais reaproveitados, como tambores e itens de construção. Em seguida, o CRASE realizou uma apresentação que combinou dança, música e balé, com o objetivo de sensibilizar o público sobre a importância de cuidar do meio ambiente.

PROJETOS DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

Estudantes dos diversos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos se dividiram em duas competições: uma com os alunos que frequentam o turno da manhã, e outra com os estudantes do turno da tarde. O desafio consistia na apresentação de projetos relacionados a um dos seis temas sorteados para a feira: Energias Renováveis, Saúde e Meio Ambiente, Saneamento Básico, Mudanças Climáticas, Cerrado e Pantanal.

JURADOS E PREMIAÇÃO

As apresentações foram avaliadas por um time de jurados composto por representantes do IFMS – Campus Três Lagoas, da Escola Estadual Edwards Correia, da Escola Estadual Dom Aquino e da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB). Após as avaliações, os vencedores foram anunciados:

• Manhã: A equipe vencedora da manhã foi a Patrulha Florestinha, que criou uma apresentação criativa simulando um noticiário de TV. Usando caixas de papelão que rolavam folhas de papel com desenhos de animais e pautas jornalísticas, os estudantes abordaram os problemas ambientais de forma lúdica e educativa.

Prêmio: Smartwatches para os estudantes e professores da equipe vencedora.

• Tarde: A equipe vencedora da tarde foi a Patrulha Mirim, que inovou com a fabricação de papel reciclado contendo sementes de ipê e jacarandá. Além disso, os estudantes cultivaram pequenas mudas em embalagens de leite reaproveitadas e produziram envelopes e chaveiros com sementes do jacarandá.

Prêmio: Fones de ouvido sem fio para os estudantes e professores.

Compartilhe nas Redes Sociais

Outras Notícias

Banca Digital

Edição 225