Entre os dias 25 e 29 de novembro, em São José dos Campos/SP, é realizada a 4ª edição do Fórum Latino-americano e Caribenho de Florestas Urbanas. O evento reúne especialistas, gestores públicos, acadêmicos e representantes de diversas cidades da América Latina para discutir temas relacionados ao planejamento e manejo sustentável das florestas urbanas.
Durante o evento Campo Grande participará de mesas redondas onde apresentará suas experiências frente à gestão municipal da arborização urbana, enquanto uma Tree City of the World e a implantação do Programa Arborday.
Promovido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) em parceria com instituições locais e internacionais, o fórum aborda questões fundamentais como a importância das florestas urbanas na adaptação das mudanças climáticas, melhoria da qualidade do ar, conservação da biodiversidade e promoção da saúde e bem-estar nas cidades.
Ainda durante o Fórum serão realizadas apresentações de trabalhos científicos, entre trabalhos a serem expostos estão o Tratamento de árvores notáveis em Campo Grande -MS, a Redução da Emissão de Carbono Associado a Resíduos do Manejo Arbóreo através de Compostagem e a Digitalização da avaliação de risco de árvores em Campo Grande – MS, todas no eixo temático de inovações tecnológicas e florestas urbanas que serão apresentados pelo do corpo técnico de auditores fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur).
Os auditores da Semadur também estão participando de palestras, oficinas e painéis temáticos, trocando experiências e apresentando as ações desenvolvidas em Campo Grande, reconhecida como uma das “Cidades Árvores do Mundo” por cinco anos consecutivos devido à boa gestão da sua floresta urbana.
Para a superintendente de Gestão Ambiental da Semadur, Gisseli Giraldelli, a participação no fórum é uma oportunidade única para compartilhar as práticas ambientais de Campo Grande e aprender com experiências de outras cidades. “Campo Grande é destaque na Americana Latina pela gestão da arborização urbana. É muito gratificante trabalhar em uma cidade que busca o melhor para a coletividade e, acima de tudo, reconhecer que o caminho percorrido vem dando certo”.