O prefeito eleito, Dr. Cassiano Maia, disse nesta sexta-feira (6) em entrevista ao Expressão MS que irá diminuir o número de secretarias da prefeitura, com objetivo de diminuir despesas e enxugar a máquina administrativa e criar três fundações: de esporte, turismo e cultura, com objetivo de diminuir gastos e otimizar o funcionamento e atuação de áreas que considera importantes para o desenvolvimento do município e implantação de projetos de médio e longo prazo, preparando Três Lagoas para o futuro.
De acordo com o prefeito eleito, a Secretaria Geral será absorvida pela Secretaria de Governo, que será comandada pelo atual diretor geral da Câmara de Vereadores, André Bacalá Ribeiro, “essa mudança trará não só a diminuição de despesas, mas também agilidade com as ações pertinentes às duas secretarias que agora será apenas uma como convênios, habitação, articulação política, coordenação das demais secretarias, etc”.
Fundações
Dr. Cassiano Maia disse que determinou a sua equipe a estruturação de um projeto de criação de três fundações para serem implantadas já no próximo ano que são para as áreas do esporte, turismo e cultura.
Hoje a prefeitura tem a Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer – Sejuvel, a ideia é, com a criação de uma fundação, dar mais agilidade à implantação de novos projetos, diminuir despesas para a prefeitura e também possibilitar a captação de recursos para investimentos no esporte, com a iniciativa privada e órgãos governamentais.
Da mesma forma serão as fundações de Cultura e de Turismo, que terão suas estruturas independentes do que hoje estão com as secretarias de Educação e Desenvolvimento Econômico.
As fundações poderão atuar diretamente na execução de projetos de pequenos e grandes portes e captar recursos para a execução dos mesmos. Para o Dr. Cassiano Maia, atualmente o município pode explorar melhor os recursos hídricos abundantes que possui para a realização de grandes eventos esportivos e, também, a parte de meio ambiente, fomentando o turismo e a economia local, bem como, pode realizar grandes eventos culturais e investir em projetos que fomentem a cultura local.
“A criação das fundações facilitará o acesso a verbas de outras fontes que não sejam somente da prefeitura e agilizará as ações a serem implementadas, favorecendo diretamente nossa população”, disse o prefeito eleito.
Novos investimentos
Dr. Cassiano Maia esteve na semana passada em Brasília visitando os gabinetes dos deputados federais e senadores do Estado (Com o deputado federal Luiz Ovando na foto), além de alguns ministérios do Governo Federal. Esta foi a última semana para o protocolo de projetos visando a inclusão no orçamento de 2025 da União.
Já demonstrando sua articulação política e liderança, o prefeito eleito conseguiu garantir R$ 30 milhões que serão investidos, segundo ele, em obras de drenagem e asfalto, para a conclusão de alguns gargalos que ainda existem no município, o que irá contribuir com a conclusão de algumas obras já em execução pela prefeitura.
O prefeito eleito está trabalhando no apoio tanto do Governo do Estado quanto do Governo Federal, para a construção de 1000 unidades habitacionais para Três Lagoas e deve anunciar o início do processo como uma das primeiras medidas de seu mandato, já em janeiro.