Iniciativa protocolada na Câmara Municipal de Três Lagoas oferece incentivos para empresas contratarem mulheres em situação de violência doméstica, fortalecendo sua autonomia e promovendo a ruptura do ciclo de violência.
Thaís Dias
A Câmara Municipal de Três Lagoas, através das Comissões Permanentes, vão analisar o projeto de lei que institui o Programa de Incentivo à Contratação de Mulheres em Situação de Violência Doméstica no município. De autoria do vereador Fernando Jurado (PP), a proposta tem como objetivo criar oportunidades de emprego e geração de renda para mulheres que enfrentam situações de vulnerabilidade devido à violência doméstica.
O projeto visa garantir que essas mulheres tenham acesso ao mercado de trabalho, promovendo sua independência financeira e, consequentemente, ajudando-as a romper o ciclo de violência. A iniciativa prevê a criação de incentivos fiscais e parcerias com empresas locais para facilitar a contratação dessas mulheres, além de oferecer suporte psicossocial e capacitação profissional.
Durante a sessão, o vereador Fernando Jurado destacou a importância do projeto para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
“Essa é uma medida que vai além da assistência social. É uma forma de empoderar essas mulheres, dando a elas ferramentas para reconstruírem suas vidas com dignidade e autonomia”, afirmou.
O projeto foi lido na sessão e segue agora análise das Comissões Permanentes para depois retornar ao plenário para votação. Se aprovado, Três Lagoas se tornará um exemplo na região ao implementar uma política pública inovadora e necessária, que une o combate à violência doméstica com a geração de emprego e renda.
A iniciativa reforça o compromisso da cidade com os direitos das mulheres e abre caminho para que outras localidades possam adotar medidas semelhantes, contribuindo para a construção de um futuro mais seguro e igualitário para todas.