Obra estratégica vai descentralizar atendimento e reduzir espera por serviços emergenciais na cidade
Thaís Dias
A Prefeitura de Três Lagoas deu início ao processo licitatório para a construção da Unidade de Saúde da Família Miguel Nunes, um projeto estratégico que vai muito além de uma simples unidade básica. Com investimento de R$ 4,9 milhões e prazo de 450 dias para conclusão, esta obra representa a peça fundamental para a tão esperada segunda UPA 24 horas da cidade. O processo competitivo, que terá suas propostas abertas em 14 de abril, está sendo conduzido com rigor técnico, adotando o critério de menor preço e exigindo das empresas interessadas o cumprimento de todos os requisitos legais e técnicos.
Atualmente, os moradores das regiões mais afastadas, enfrentam grandes dificuldades para acessar o único serviço de urgência disponível na UPA do Vila Carioca. A nova unidade, que será construída no bairro Vila Nova seguindo o padrão UBS Porte IV do Ministério da Saúde, vem para descentralizar o atendimento e reduzir significativamente os tempos de espera em situações emergenciais. O prefeito Cassiano Maia enfatizou que esta é uma resposta concreta às demandas da população, que há anos clama por melhores condições de acesso à saúde.
Integrada ao Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), a obra representa um avanço histórico para a saúde pública de Três Lagoas. Quando concluída, funcionará em sistema complementar à UPA existente, criando uma rede integrada de atendimento que beneficiará toda a população. Além da estrutura física moderna, o projeto prevê a otimização dos fluxos de atendimento, garantindo maior eficiência nos serviços prestados à comunidade. Enquanto aguardam a nova unidade, os moradores podem ter a certeza de que, em breve, terão acesso a um serviço de saúde mais ágil, próximo e de qualidade.