Do evento de hoje aos empregos de amanhã, o divisor de águas que a Arauco traz para MS

Pedra fundamental da Arauco é lançada hoje e coloca a região no mapa global da celulose

Thais Dias

Nesta quarta-feira (9), o vice-presidente Geraldo Alckmin participa da cerimônia de lançamento da pedra fundamental da fábrica de celulose da Arauco em Inocência, um marco para o desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul. Com um investimento de US$ 4,6 bilhões, o Projeto Sucuriú promete gerar milhares de empregos, impulsionar a cadeia produtiva e consolidar a região como um dos principais polos de celulose do mundo.

A nova unidade, que deve entrar em operação no final de 2027, terá capacidade para produzir 3,5 milhões de toneladas de fibra curta de celulose por ano. Durante as obras, serão criadas mais de 14 mil oportunidades de trabalho, e, após o início das operações, a expectativa é de cerca de 6 mil empregos diretos e indiretos nas áreas florestal, industrial e de logística. Além disso, a Arauco já planeja uma segunda fase de expansão, que pode dobrar a capacidade produtiva da fábrica.

A empresa também está investindo em 400 mil hectares de florestas de eucalipto no entorno da fábrica, garantindo matéria-prima sustentável e fortalecendo o agronegócio regional. Outro destaque do projeto é a geração de energia limpa: a usina associada à fábrica terá capacidade de produzir 400 MW, sendo 200 MW para consumo interno e o excedente destinado ao sistema elétrico nacional, suficiente para abastecer uma cidade de 800 mil habitantes.

A chegada da Arauco reforça a posição de Três Lagoas e região como o Vale da Celulose, atraindo novos investimentos e movimentando setores como comércio, serviços, logística e infraestrutura. Com outras gigantes do setor, como Suzano e Eldorado, já instaladas na região, e a possível chegada da Bracell em Água Clara, Mato Grosso do Sul se consolida como um dos maiores produtores de celulose do país, impulsionando a economia e gerando desenvolvimento para toda a população.

 

Compartilhe nas Redes Sociais

Outras Notícias

Banca Digital

Edição 245