Vereadores cobram soluções urgentes para esgoto em reunião com Sanesul e MS Pantanal

Empresas se comprometem a apresentar mapa de problemas e plano de ação em 15 dias; entupimentos e vazamentos são as principais queixas.

Thais Dias

Na manhã desta segunda-feira (05), os vereadores de Três Lagoas reuniram-se com representantes da Sanesul e da MS Pantanal para discutir demandas relacionadas ao saneamento básico no município. O encontro, coordenado pelo vereador Sargento Rodrigues, líder do poder executivo na Câmara, teve como objetivo apresentar as principais solicitações dos parlamentares e obter esclarecimentos das empresas. Ao final, ficou acertada a elaboração de um estudo para categorizar os problemas e definir um plano de ação, que será apresentado aos vereadores em duas semanas.

Estiveram presentes os vereadores Daniel da Farmácia, Davis Martinelli, Evalda Reis, Fernando Jurado, Marco Silva, Marcus Bazé, Mi do Santa Luzia, Professor Pedrinho Junior, Professora Maria Diogo, Robson do Alinhamento, Sargento Rodrigues, Silverado e Sirlene. Representando as empresas, participaram o gerente regional da Sanesul em Três Lagoas, Adilson Silva Bahia, e os diretores da MS Pantanal, Gabriel Buim e Clayton Bezerra.

A vereadora Evalda Reis destacou os constantes entupimentos nas ruas Wilson Carvalho Viana e Davi de Alexandria, além de relatar um caso crônico em uma residência na Vila Alegre, que já registrou mais de 20 chamados sem solução. Ela também questionou se há previsão de instalação de redes de esgoto em áreas que estão recebendo pavimentação e drenagem, evitando futuras intervenções.

A Professora Maria Diogo solicitou acesso ao plano diretor e aos contratos firmados com as empresas, para que os vereadores possam analisar com transparência as responsabilidades de cada parte. O vereador Marcus Bazé levantou dúvidas sobre caminhões não identificados que têm sido flagrados despejando esgoto na rede, questionando se são autorizados e por que não possuem identificação, deixando a população confusa sobre a legalidade do procedimento.

Robson do Alinhamento foi direto ao afirmar que “a cidade está fedendo”, enquanto os demais vereadores reforçaram a necessidade de soluções mais ágeis para os problemas recorrentes.

Gabriel Buim, da MS Pantanal, agradeceu a oportunidade do diálogo e ressaltou a importância das reclamações, afirmando que os vereadores são os olhos da população e que os registros são essenciais para correções e melhorias. Durante a reunião, foram apontadas causas como características geográficas desfavoráveis, mau uso da rede e sobrecarga do sistema. Clayton Bezerra, da Sanesul, apresentou dados sobre o aumento de atendimentos pós-chuva, problema comum nos municípios atendidos pela empresa.

Ficou acordado que Gabriel Buim retornará à Câmara no dia 19 de maio para apresentar um mapeamento detalhado dos problemas e um plano de ação para resolvê-los.

 

Compartilhe nas Redes Sociais

Banca Digital

Edição 254