Frente fria avança e provoca queda acentuada nas temperaturas em Mato Grosso do Sul

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a semana em Mato Grosso do Sul será marcada por mudanças significativas nas condições do tempo, com destaque para o avanço de uma intensa frente fria que provoca instabilidades e queda acentuada nas temperaturas em todas as regiões do estado. Há risco de frio intenso, possibilidade de geadas e ventos fortes nos próximos dias.

Na segunda-feira (30/06), a previsão indica tempo fechado, com a presença de muitas nuvens e possibilidade para chuvas fracas e chuviscos. Essa situação meteorológica ocorre devido ao avanço de uma frente fria, aliado ao transporte de umidade e ao deslocamento de cavados que contribuem para a formação de instabilidades no estado de Mato Grosso do Sul.

Com a chegada dessa massa de ar frio, as temperaturas sofrem queda acentuada, principalmente na metade sul do estado, com valores entre 8°C e 12°C. Os ventos atuarão do quadrante sul com intensidade entre 40 km/h e 60 km/h, e pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.

Temperaturas previstas para segunda-feira (30/06):
Sul, cone-sul e Grande Dourados: mínimas entre 7°C e 10°C e máximas entre 10°C e 15°C;
Sudoeste e Pantaneira: mínimas entre 11°C e 13°C e máximas entre 13°C e 16°C;
Bolsão, leste e norte: mínimas entre 13°C e 15°C e máximas entre 20°C e 28°C;
Campo Grande: mínimas entre 11°C e 13°C e máximas de até 16°C.

Estabilidade e elevação gradual a partir de terça-feira (1):
Entre terça-feira (01/07) e sexta-feira (04/07), a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica manterá o tempo estável em Mato Grosso do Sul, com predomínio de sol e variação de nebulosidade em grande parte do estado. As temperaturas estarão mais amenas, principalmente entre terça e quarta-feira. Há baixa probabilidade de ocorrência para geada, com destaque na região sul do estado.

A partir de quinta-feira (03/07), observa-se uma elevação gradativa das temperaturas, com destaque para as regiões norte, nordeste e pantaneira, onde as máximas poderão alcançar valores entre 23°C e 27°C. Apesar da elevação térmica, não há indicativo de instabilidades atmosféricas neste período.

Temperaturas previstas para terça (01/07) a sexta-feira (04/07):
Sul, cone-sul e Grande Dourados: mínimas entre 5°C e 9°C (com possibilidade de valores abaixo de 5°C pontualmente) e máximas entre 13°C e 19°C;
Sudoeste e Pantaneira: mínimas entre 10°C e 12°C e máximas entre 14°C e 25°C;
Bolsão, leste e norte: mínimas entre 11°C e 14°C e máximas entre 21°C e 27°C;
Campo Grande: mínimas entre 9°C e 13°C e máximas entre 20°C e 24°C.

Os ventos atuarão do quadrante sul (sul/sudeste) com valores entre 30 km/h e 50 km/h, e pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 50 km/h.

Segundo o Cemtec, as condições de frio intenso e instabilidade devem se manter no início da semana, exigindo atenção especial da população, sobretudo nas regiões mais suscetíveis a variações bruscas de temperatura.

Compartilhe nas Redes Sociais

Banca Digital

Edição 252