Receita Federal apreende 30 toneladas de mercadorias contrabandeadas em MS

Operação na BR-262 interceptou carga avaliada em R$ 5 milhões; ação ocorreu no dia 17 de maio

Thais Dias

Uma operação da Receita Federal resultou na apreensão de 30 toneladas de produtos contrabandeados, avaliados em R$ 5 milhões, na BR-262, próximo ao km 300, entre Campo Grande e Ribas do Rio Pardo. A ação, realizada no último dia 17 de maio pelo Grupo Regional de Vigilância e Repressão (GRVR), teve seu balanço divulgado apenas nesta segunda-feira (21).

De acordo com a Receita, a apreensão foi possível graças ao trabalho de monitoramento e análise de risco, que tem sido intensificado pela equipe nos últimos meses. Durante a operação, os agentes interceptaram encomendas que estavam sendo transportadas de forma irregular por meio de transportadoras.

Apesar de a Receita não ter divulgado detalhes sobre o tipo de mercadoria apreendida, operações semelhantes na região costumam encontrar eletrônicos, cigarros, bebidas e produtos têxteis vindos de outros países, principalmente do Paraguai.

Fiscalização reforçada
A BR-262 é uma das rotas mais utilizadas por contrabandistas em Mato Grosso do Sul devido à sua localização estratégica, ligando a capital Campo Grande a cidades próximas da fronteira. A Receita Federal tem aumentado a presença de agentes e o uso de tecnologia para coibir esse tipo de crime, que além de prejudicar a indústria nacional, deixa de arrecadar milhões em impostos.

A operação reforça o compromisso da Receita em combater o contrabando e descaminho na região. As mercadorias apreendidas serão destruídas ou doadas, conforme determina a legislação, e os responsáveis pelo transporte irregular poderão responder a processos administrativos e criminais.

Compartilhe nas Redes Sociais

Banca Digital

Edição 254