Mato Grosso do Sul terá primeira indústria farmacêutica em 2026 com investimento de R$ 45 milhões

Empresa boliviana IFA Ltda. se instalará em Terenos e gerará 120 empregos na primeira fase, produzindo medicamentos e suplementos para o mercado interno e exportação

Thais Dias

Mato Grosso do Sul dará um salto no setor farmacêutico no primeiro semestre de 2026 com a instalação da primeira indústria do ramo no estado. A IFA Ltda., empresa boliviana com mais de cinco anos de experiência no mercado, investirá R$ 45 milhões em uma unidade no município de Terenos, gerando 120 empregos diretos na fase inicial.

A confirmação foi feita durante reunião plenária do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul (CRF-MS), realizada na última semana em Campo Grande. A indústria, que já exporta 75 tipos de medicamentos na Bolívia – incluindo antibióticos, analgésicos, anti-inflamatórios e antivirais –, produzirá no Brasil fármacos em cápsulas gelatinosas, além de óleo de chia, ibuprofeno, espirulina, meloxicam, picossulfato de sódio e nistatina.

Governo estadual impulsionou negociação

A vinda da empresa foi articulada após visita do governador Eduardo Riedel e do secretário Jaime Verruck (Semadesc) às instalações da IFA na Bolívia no ano passado.

“Ficamos impressionados com a estrutura da empresa, que tem mais de 1,2 mil colaboradores. É uma indústria sólida, com produção diversificada, e sua chegada fortalece nossa economia”, destacou Riedel.

Parcerias para qualificação e pesquisa

A reunião no CRF-MS contou com a presença de representantes da Semadesc, Vigilância Sanitária Estadual, Prefeitura de Terenos e da diretoria da IFA, incluindo a diretora técnica Camila Tarifa.

Segundo Eli Sandra Francisco, coordenadora de Relações Institucionais da Semadesc, o encontro serviu para alinhar demandas, como programas de estágio, formação profissional e projetos de pesquisa em parceria com universidades.

Daniely Proença, diretora do CRF-MS, reforçou a importância da iniciativa: “Além de gerar empregos, essa indústria pode impulsionar a produção local de medicamentos e abrir portas para pesquisas aplicadas em parceria com instituições de ensino”.

Impacto econômico e perspectivas

A instalação da fábrica deve fortalecer a cadeia farmacêutica em Mato Grosso do Sul, reduzindo a dependência de medicamentos de outros estados e países. Com produção voltada para o mercado interno e exportação, a expectativa é que o projeto atraia ainda mais investimentos para o setor.

A IFA Ltda. já está em fase de ajustes finais para o início das obras em Terenos, marcando um novo capítulo no desenvolvimento industrial do estado.

 

Foto: Arquivo/Governo do Estado

Compartilhe nas Redes Sociais

Banca Digital

Edição 254