Projeto estratégico vai integrar malha ferroviária e potencializar exportações pelo Porto de Santos
Thais Dias
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou a Eldorado Brasil Celulose a desapropriar áreas para a construção de um novo ramal ferroviário entre Três Lagoas e Aparecida do Taboado, em Mato Grosso do Sul. A decisão, publicada esta semana no Diário Oficial da União, foi assinada pelo superintendente substituto de Transporte Ferroviário da ANTT, Alessandro Baumgartner, e marca um importante avanço no projeto que demandará investimentos de R$ 890 milhões.
O novo ramal ferroviário terá 88,9 quilômetros de extensão e exigirá a desapropriação de aproximadamente 7 milhões de metros quadrados, distribuídos em 10 áreas consideradas de utilidade pública. A ferrovia será fundamental para o escoamento da produção de celulose da unidade da Eldorado Brasil em Três Lagoas, conectando-se à Malha Norte através de uma ponte rodoferroviária sobre o Rio Paraná em Aparecida do Taboado, o que permitirá o transporte da carga até o Porto de Santos para exportação.
A autorização concedida pela ANTT faz parte do contrato de adesão à outorga por autorização ferroviária concedida à Eldorado Brasil em janeiro de 2022. Apesar da declaração de utilidade pública, a empresa deverá cumprir todas as exigências legais e ambientais para a execução da obra, incluindo a obtenção dos necessários licenciamentos junto aos órgãos competentes e o atendimento às obrigações previstas em lei.
O projeto representa um significativo avanço na infraestrutura logística da região, potencializando a capacidade de escoamento da produção industrial de Três Lagoas e fortalecendo a posição de Mato Grosso do Sul como importante corredor de exportações. A expectativa é que a nova ferrovia reduza custos logísticos, aumente a competitividade da produção local e gere empregos durante sua construção e operação.
Com a publicação da autorização no DOU, a Eldorado Brasil inicia agora o processo de desapropriação das áreas definidas, além de dar andamento aos demais trâmites necessários para o início das obras. O projeto está alinhado com as estratégias de desenvolvimento logístico do estado e deve contribuir para o crescimento econômico da região nos próximos anos.