Evento ocorrerá nos dias 07 e 08 de agosto, com palestra de especialista em contratos e auditor do TCU
Thais Dias
A Câmara Municipal de Três Lagoas realizará, nos dias 07 e 08 de agosto, uma capacitação sobre a Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos, em conformidade com a nova lei de licitações (Lei 14.133/21). O treinamento é voltado para servidores fiscais de contrato (administrativos, técnicos e substitutos), gestores de contrato, setores de Compra e Licitação, Controladoria, Jurídico e todos os diretores da Casa, com expectativa de 50 participantes.
A iniciativa é uma das prioridades do presidente da Câmara, vereador Tonhão, e será ministrada pelo auditor do Tribunal de Contas da União (TCU), Evaldo Araújo Ramos, especialista na área. Com vasta experiência, Ramos atua no TCU desde 2006, foi ex-diretor de Licitações, professor, consultor da Lei 14.133/21, coautor de livros na área e palestrante em eventos nacionais. Além disso, integra o Instituto Nacional de Concurso Público (INCP), reforçando sua expertise no tema.
Programação e importância da capacitação
O curso ocorrerá no Plenário da Câmara, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, totalizando 16 horas de formação. O objetivo é aperfeiçoar os conhecimentos dos servidores sobre as novas regras de licitações e contratos, assegurando maior eficiência, transparência e controle nos processos.
A função de fiscal e gestor de contrato é fundamental para a administração pública, pois esses profissionais são responsáveis por acompanhar a execução de obras, serviços e compras, garantindo que tudo seja entregue dentro do prazo, com qualidade e conforme o contratado. Eles atuam como barreira contra desperdícios, fraudes e irregularidades, protegendo o dinheiro público e assegurando que os recursos sejam bem aplicados.
Modernização dos processos
Desde 2023, a Câmara vem implementando resoluções para normatizar suas contratações, buscando mais agilidade, transparência e eficiência nos processos. A capacitação é mais um passo nessa direção, preparando os servidores para as mudanças trazidas pela nova lei de licitações.
Para o presidente Tonhão, investir na qualificação dos servidores é essencial para melhorar a gestão pública. “Essa capacitação reforça nosso compromisso com uma administração moderna e responsável, alinhada às melhores práticas”, destacou.
A Câmara reforça, assim, seu compromisso com a excelência na gestão, garantindo que seus servidores estejam preparados para os desafios da nova legislação.