MS terá três dias de alívio antes do retorno do calor de 39°C e umidade abaixo de 15%

Frente fria vinda do Paraguai trará chuvas isoladas a partir de terça-feira, mas termômetros voltam a subir na quinta, com risco à saúde por umidade extremamente baixa em todo o estado

 

Thais Dias

Após um domingo de alerta devido às altas temperaturas e umidade do ar extremamente baixa, os sul-mato-grossenses podem esperar uma breve trégua no tempo seco a partir desta terça-feira (19). De acordo com o meteorologista Natálio Abraão, da Uniderp Anhanguera, um sistema de baixa pressão vindo do Sul do Paraguai deve chegar ao estado na tarde desta segunda-feira (18), trazendo mudanças significativas no clima.

As primeiras áreas a serem afetadas serão as cidades de Amambai, Sete Quedas, Ponta Porã, Dourados e Mundo Novo, onde são esperadas chuvas e trovoadas. Nas regiões Sul, Sudoeste e Centro de Mato Grosso do Sul, as temperaturas continuam elevadas, mas pancadas de chuva isoladas na terça (19) e quarta-feira (20) devem trazer alívio à população.

No entanto, o meteorologista alerta que o tempo seco e quente retorna rapidamente: “Esses dias serão de alívio nas temperaturas e na umidade, mas na quinta-feira (21) voltam as situações de calor intenso e baixa umidade”.

Neste domingo, Campo Grande registrou máxima de 32°C, com umidade relativa do ar em apenas 20% – bem abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera ideais níveis entre 40% e 70%. Outras cidades do estado enfrentaram condições ainda mais severas, como Porto Murtinho e Sonora, ambas com 39°C e umidade em 15%. Dourados marcou 37°C e umidade crítica de 10%, enquanto Aquidauana deve manter máxima de 39°C durante toda a semana, com umidade em 15%.

No ranking nacional, Campo Grande aparece como a 5ª capital mais quente do país e líder em baixa umidade, com apenas 17%. Na Capital, a segunda-feira (18) segue com tempo estável, seco e quente. Na terça (19), a nebulosidade aumenta e os ventos ficam mais intensos. Já na quarta (20), há previsão de pancadas de chuva isoladas e risco de tempestades. Mas, na quinta-feira (21), o calor volta com força, chegando a 35°C e umidade mínima de 20%.

Diante das condições climáticas, especialistas reforçam recomendações para minimizar os efeitos do tempo seco, como hidratação constante, uso de umidificadores, evitar exercícios nos horários mais quentes e redobrar os cuidados com crianças e idosos. As autoridades também alertam para o perigo de queimadas, que se agravam em períodos de estiagem. Com a breve mudança no tempo, os moradores de MS terão alguns dias de alívio, mas precisam se preparar para o retorno do calor intenso ainda nesta semana.

Compartilhe nas Redes Sociais

Banca Digital

Edição 256