Clima em MS: Calor intenso dá lugar a tempestades e frio de até 8°C no fim de semana

Frente fria avança sobre o Estado a partir de sexta-feira (22), trazendo chuva, queda brusca de temperatura e alertas para tempestades e vendavais

 

O calorão e o tempo seco que predominaram em Mato Grosso do Sul no início da semana estão com os dias contados. Uma mudança brusca no tempo está prevista para o fim de semana, com a chegada de uma nova frente fria que promete substituir o sol forte por nuvens carregadas, chuva e uma queda significativa nas temperaturas, que podem chegar a patamares de 8°C.

De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), a virada ocorre entre os dias 22 e 24 de agosto (sexta a domingo). Neste período, há alta possibilidade de chuvas intensas e tempestades, acompanhadas de raios e rajadas de vento. Os acumulados de chuva podem superar os 30 mm em um único dia, especialmente na região sul do estado.

O grande destaque, no entanto, será a queda acentuada na temperatura após a passagem deste sistema. A previsão indica mínimas entre 8°C e 10°C, com a possibilidade de registros pontuais abaixo dos 8°C. Na capital, Campo Grande, a temperatura mínima prevista para o domingo é de 12°C.

Calor precede a frente fria

Antes da chegada do frio, porém, os termômetros ainda vão subir. Para a quarta (20) e quinta-feira (21), a previsão indica tempo estável com sol e variação de nebulosidade, graças à atuação de um sistema de alta pressão.

Nestes dias, as madrugadas serão mais amenas, com mínima de 14°C, mas as tardes serão quentes, com máximas podendo chegar a 37°C no interior do estado. Em Campo Grande, a previsão é de mínima de 18°C e máxima de 34°C.

Alertas de tempestade e vendaval

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu quatro alertas para Mato Grosso do Sul, com vigência até pelo menos esta quarta-feira (20). São dois alertas de perigo potencial e dois de perigo, para tempestade e vendaval.

  • O alerta de tempestade é válido a partir da noite de terça-feira e indica risco de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de possibilidade de queda de granizo. O instituto alerta para riscos de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

  • Já o alerta de vendaval prevê ventos intensos, entre 60 km/h e 100 km/h, com risco de queda de árvores, destelhamento de casas e danos gerais em edificações e plantações.

O Cemtec reforça que já a partir desta quarta-feira (20) há aumento de nebulosidade e possibilidade de chuvas pontualmente intensas, com tempestades, raios e rajadas de vento. Essas condições são os primeiros sinais do avanço da frente fria, aliada a um sistema de baixa pressão atmosférica e ao transporte de calor e umidade.

Resumo da previsão:

  • Qua (20) e Qui (21): Sol, calor e tempo estável. Tardes com máximas de até 37°C.

  • Sex (22) a Dom (24): Chegada da frente fria. Previsão de chuvas fortes, tempestades, rajadas de vento e queda acentuada da temperatura.

  • Fim de semana: Temperaturas mínimas entre 8°C e 10°C, podendo ser inferiores em alguns pontos. Máximas significamente mais baixas.

Compartilhe nas Redes Sociais

Banca Digital

Edição 257