Calor de 38°C dá lugar a alerta de frio: frente fria promete mínima de 5°C em Mato Grosso do Sul

Os sul-mato-grossenses vão sentir na pele uma mudança radical no tempo neste fim de semana. O calor intenso de até 38°C registrado nesta sexta-feira (22) será substituído por uma massa de ar frio que promete derrubar as temperaturas para valores tão baixos quanto 5°C no estado.

De acordo com o boletim do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a transição será marcada por instabilidade. No sábado, o avanço de uma forte frente fria provoca aumento da nebulosidade com previsão de chuvas e possibilidade de tempestades, principalmente nas regiões sudoeste, sul e sudeste.

No entanto, é a partir do domingo que o frio de fato se estabelece. A massa de ar polar derruba os termômetros de forma significativa, com temperaturas máximas que não devem passar dos 19°C em cidades do Cone Sul, como Dourados.

Confira o contraste de temperaturas por região:

  • Campo Grande: A capital vive o contraste total. Após uma sexta-feira com mínima de 24°C e máxima de 35°C, a previsão para o início da semana é de madrugadas geladas, com temperaturas entre 11°C e 14°C, e máximas de apenas 23°C.

  • Pantanal: Uma das regiões mais quentes do estado, que chega a marcar 38°C, terá uma segunda-feira com mínima de 9°C e máxima de 23°C.

  • Bolsão, Leste e Norte: O resfriamento será um pouco menos intenso, mas ainda assim significativo, com termômetros variando entre 11°C e 17°C durante a madrugada. As máximas, porém, ainda podem chegar a 34°C.

  • Sul do Estado: Será a região mais afetada pelo frio. A previsão aponta mínimas de 7°C em várias cidades, com pontos isolados podendo registrar temperaturas tão baixas quanto 5°C.

Alerta para ventos fortes

Além da queda brusca de temperatura e da previsão de chuva, o sistema é acompanhado de ventos fortes. Rajadas podem superar os 60 km/h tanto antes, durante quanto depois da passagem da frente fria, o que reforça o alerta para instabilidades e exerce cuidado adicional por parte da população.

A meteorologia recomenda que os moradores se preparem para a grande variação térmica, retirando agasalhos do armário e se precavendo contra as rajadas de vento.

Compartilhe nas Redes Sociais

Banca Digital

Edição 257