Evento em Foz do Iguaçu discute combate ao tráfico de drogas e crimes transfronteiriços; “Rota Caipira” que passa por MS está na pauta
Mato Grosso do Sul estará representado no II Fórum Regional sobre Proteção Integrada de Fronteiras no Arco Sul-Sudeste, promovido pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, que acontece nesta quarta (27) e quinta-feira (28) na Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (PR). O evento reunirá representantes de dez estados, incluindo MS, para debater estratégias de combate a crimes transfronteiriços, com foco no tráfico de drogas e no reforço da segurança na região da Tríplice Fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai.
Um dos temas em discussão será a “Rota Caipira”, caminho utilizado por organizações criminosas para escoar entorpecentes do Paraguai até o interior de São Paulo, que passa por Mato Grosso do Sul. O secretário estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Antônio Carlos Videira, destacou a importância do debate: “É crucial discutir o combate aos crimes transfronteiriços e às organizações criminosas, além dos reflexos dessa repressão no sistema penitenciário”.
O fórum contará com a presença de ministros de Estado, incluindo Marcos Amaro (GSI), que abrirá o evento, José Múcio Monteiro (Defesa) e Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública). Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, também participará com uma palestra sobre os desafios para aprimorar a proteção integrada das fronteiras.
O objetivo do encontro é elaborar uma estratégia nacional coordenada para o controle fronteiriço, com troca de experiências entre os estados e integração de ações de inteligência e repressão qualificada. O evento é uma resposta ao crescimento de crimes como tráfico de drogas, armas e contrabando na região de fronteira, que demandam políticas públicas articuladas entre União, estados e países vizinhos.