As eleições de 2026 devem movimentar as cadeiras da Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul e entre os parlamentares que devem mudar de partido está Rinaldo Modesto. Atualmente filiado ao Podemos, ele deve seguir com a irmã Rose Modesto para o União Brasil.
A principal preocupação de Rinaldo é a composição da chapa de deputados estaduais do atual partido. Conforme fontes ouvidas pelo Expressão MS, Modesto acredita que será difícil conseguir candidatos para atingir o número de votos necessários para eleição de um deputado.
Em 2026, a janela partidária será no mês de março e os parlamentares com mandato podem trocar de agremiação sem a possibilidade de infidelidade partidária.
Outro deputado que também deve se filiar é o Lídio Lopes, atualmente sem partido. A expectativa é que ele siga o caminho natural e se una a esposa e prefeita de Campo Grande ao PP.
A competição será grande para os parlamentares que buscam reeleição, Modesto e Lopes devem disputar na mesma chapa uma vez que suas futuras agremiações se uniram em federação.