Evento estadual reuniu comunicadores em Campo Grande e destacou o potencial empreendedor de Mato Grosso do Sul, com participação especial de talentos três-lagoenses
A sétima edição do SebraeJor, principal encontro de jornalistas e comunicadores de Mato Grosso do Sul, realizada na última terça-feira (2), foi palco de celebração e reconhecimento para Três Lagoas. O evento, promovido pelo Sebrae/MS com o tema “Jornalismo sem fronteiras: conexões que transformam”, não só debateu os rumos da imprensa no Estado, mas também consagrou trabalhos produzidos na cidade, revelando o talento local em âmbito estadual.
O destaque três-lagoense veio pela dupla conquista: na categoria profissional, a Rádio Massa FM de Três Lagoas garantiu o 3º lugar em Jornalismo em Áudio com a reportagem “Catálogo da Esperança: o artesanato que transforma realidades em Nova Porto XV”, das autorias de Kelly Martins e Marcos Phelipe. Já na categoria Jornalismo Universitário, os acadêmicos de Jornalismo das Faculdades Integradas AEMS de Três Lagoas levaram o 1º lugar com o trabalho “Artesão de Três Lagoas transforma cocos descartados em arte sustentável”, desenvolvido por Any Gabriely Rodrigues Galvão e sua equipe, sob orientação da professora Emily Souza Custódio.
Para Any Gabriely, que representou o grupo na cerimônia, a vitória simboliza a força do jornalismo regional. “É muito gratificante participar e falo isso por todos nós. Estávamos ansiosos e nervosos, mas é uma honra estar aqui. Esse é um trabalho em grupo que une turmas do primeiro e do terceiro ano, uma oportunidade de conexão e de vivenciar um evento incrível como este”, comemorou.
O evento contou com a presença de autoridades estaduais, como Jaime Verruck, vice-presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS e secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), que ministrou palestra sobre o cenário econômico sul-mato-grossense, enfatizando o crescimento do Estado e a geração de oportunidades. “Trouxemos alguns dados e situações positivas que mostram o nosso cenário econômico e pautas que podem ser trabalhadas em prol do desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”, destacou Verruck.
Além disso, o âncora do CNN Prime Time, Márcio Gomes, compartilhou suas experiências com os participantes, reforçando a importância das conexões e do trabalho em equipe no jornalismo.
“No jornalismo, aprendemos que ninguém é bom sozinho. As conexões são fundamentais para reunir diferentes visões e levar informação de qualidade a quem nos assiste, lê ou ouve”, afirmou.
A diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, pontuou a importância da imprensa para o fomento aos pequenos negócios. “É um presente e um reconhecimento aos jornalistas, que são parceiros fundamentais para levar nossa missão ainda mais longe. Nesta edição, unimos pela primeira vez o SebraeJor e o Prêmio Sebrae de Jornalismo, que registrou recorde de 96 inscrições”, comemorou.
Com mais de 200 participantes, o SebraeJor 2025 solidificou-se como um espaço essencial para networking, aprendizado e valorização do jornalismo sul-mato-grossense, mostrando que Três Lagoas está na vanguarda da produção de conteúdo de qualidade e inovação no Estado.
Confira os vencedores três-lagoenses no 12º Prêmio Sebrae de Jornalismo:
-
3º lugar em Jornalismo em Áudio:
“Catálogo da Esperança: o artesanato que transforma realidades em Nova Porto XV”
Autores: Kelly Martins e Marcos Phelipe (Rádio Massa FM – Três Lagoas) -
1º lugar em Jornalismo Universitário:
“Artesão de Três Lagoas transforma cocos descartados em arte sustentável”
Autores: Any Gabriely Rodrigues Galvão, Geovana Garcia Coimbra, Letícya Guimarães de Freitas, Letícia Maria Farias dos Santos, Thayuri Ferreira Barbosa, Pedro Henrique Alves Euzébio Tergolino e Víctor Pereira Falco dos Santos (AEMS – Três Lagoas)
Orientação: Emily Souza Custódio
O prêmio reforça o papel de Três Lagoas como um celeiro de talentos no jornalismo e no empreendedorismo, conectando histórias locais a oportunidades que transformam realidades.