Uma nova massa de ar frio se aproxima do estado, prometendo alterar as condições do tempo a partir desta segunda-feira (8). A aproximação de uma frente fria, associada a uma área de baixa pressão atmosférica, será responsável por aumentar a nebulosidade e provocar chuvas de intensidade fraca a moderada em várias regiões sul-mato-grossenses.
De acordo com a previsão, a instabilidade será generalizada, mas de forma isolada, não estão descartadas tempestades mais intensas, que podem ser acompanhadas de raios e rajadas de vento. O fenômeno é resultado do transporte de calor e umidade, somado ao avanço de cavados (áreas alongadas de baixa pressão), que intensificam a formação de nuvens carregadas, especialmente na metade sul do Estado.
Os ventos, que soprarão do quadrante norte, devem ser um destaque do dia, com velocidades sustentadas entre 40 e 60 km/h, podendo registrar rajadas superiores em momentos de tempestade.
Temperaturas variam conforme a região
As condições instáveis também refletem em uma grande variação de temperaturas ao longo do território estadual:
-
Sul, Conesul e Grande Dourados: As mínimas ficam entre 17°C e 19°C, e as máximas, entre 30°C e 33°C.
-
Sudoeste (Porto Murtinho) e Pantanal (Aquidauana, Corumbá): Os termômetros oscilam entre 17°C e 22°C pela manhã, mas a sensação de calor será forte à tarde, com picos podendo chegar a 38°C.
-
Bolsão (Paranaíba, Três Lagoas), Leste (Anaurilândia) e Norte (Coxim): A previsão indica as temperaturas mais altas do estado. As mínimas devem ficar na casa dos 19°C a 21°C, enquanto as máximas podem atingir marcas próximas a 39°C.
-
Campo Grande: Na capital, a variação prevista é de 21°C a 23°C pela manhã, subindo para uma tarde quente, com temperaturas entre 34°C e 36°C.
A Defesa Civil recomenda que a população fique atenta aos alertas, principalmente devido à possibilidade de rajadas de vento e descargas elétricas. Motoristas devem redobrar a atenção nas estradas durante os períodos de chuva.