Tempo segue quente e seco em todo o estado nesta segunda-feira (15), com umidade podendo chegar a 12%; algumas regiões têm previsão de chuva isolada
Mato Grosso do Sul enfrenta um dia de calor intenso e baixos índices de umidade relativa do ar nesta segunda-feira (15). De acordo com o Centro de Monitoramento de Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec), embora o tempo seco predomine, uma área de baixa pressão deixa o céu nublado em algumas regiões, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para baixa umidade em todo o estado. Os índices variam entre 12% e 30%, considerados críticos e bem abaixo dos 60% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A situação exige cuidados com a hidratação e a saúde, especialmente de crianças e idosos.
Confira a previsão por regiões:
Campo Grande
A capital registra temperatura máxima de 37°C. A previsão indica que o tempo seco pode ser amenizado à tarde e à noite, com possibilidade de chuva isolada.
Dourados
Na segunda maior cidade do estado, a máxima chega a 39°C. Há previsão de pancadas de chuva durante a tarde e possibilidade de chuva isolada à noite.
Costa Leste
Três Lagoas e Aparecida do Taboado registram máximas de 39°C. Em Três Lagoas, há previsão de chuva isolada à tarde, enquanto em Aparecida do Taboado o céu fica nublado em todos os períodos, mas sem previsão de chuva.
Costa Norte
A região é uma das mais quentes do estado, com Coxim, Sonora e Pedro Gomes atingindo 41°C. Há ventos fracos e possibilidade de chuva isolada à tarde e à noite.
Pantanal
Corumbá e Porto Murtinho lideram as temperaturas mais altas, com máximas previstas de 42°C. Ambas as cidades têm previsão de pancadas de chuva no período vespertino e noturno, acompanhadas de trovoadas durante a tarde.