O mês de Setembro está chegando ao fim com um significativo aumento na nebulosidade e chuvas previstas para praticamente todo o Estado de Mato Grosso do Sul. Um alerta meteorológico emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) coloca ao menos 72 municípios em alerta amarelo para tempestades, válido até às 10h desta segunda-feira (29).
O aviso, que sinaliza perigo potencial, prevê chuvas intensas que podem variar entre 20 e 30 milímetros por hora ou acumular até 50 milímetros ao longo do dia. O temporal deve ser acompanhado de ventos fortes, com intensidade que pode atingir os 60 km/h, e há possibilidade de queda de granizo.
Conforme o alerta, mesmo que baixos, existem riscos de corte de energia elétrica, danos às plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.
As maiores possibilidades de precipitação estão concentradas nas regiões Pantaneira, Sudoeste e Sul do estado. No entanto, o tempo nublado e as pancadas de chuva devem se espalhar por todo o território sul-mato-grossense.
Este fenômeno é explicado por uma combinação de fatores meteorológicos: o grande transporte de calor e umidade, somado à atuação de áreas de baixa pressão atmosférica. Nessa condição, o ar quente da superfície sobe e, ao encontrar o ar frio em altitude, se condensa, formando as nuvens carregadas.
Previsão de temperaturas para o estado
Com a chegada da frente de chuva, as temperaturas mínimas devem cair em algumas regiões:
-
Sul, Cone-Sul e Grande Dourados: Mínimas podem chegar a 18°C entre domingo e segunda-feira, com máximas entre 24°C e 32°C.
-
Sudoeste e Pantaneira: Mínimas em torno de 21°C e máximas variando de 27°C a 35°C.
-
Regiões de Três Lagoas, Paranaíba e Coxim: Mínimas não ficam abaixo de 19°C, mas as máximas podem ser as mais altas do estado, atingindo 37°C.
Em Campo Grande, o início da semana terá temperaturas entre 23°C e 34°C. De acordo com a previsão do Clima Tempo, o início de outubro deve ser marcado por tempo nublado e pancadas de chuva a partir de quarta-feira (1).
Ao longo da semana, as temperaturas na capital devem variar, com mínimas entre 21°C e 23°C e máximas que podem chegar a 38°C, com possibilidade de rajadas de vento moderadas. Apesar da nebulosidade e das chuvas isoladas, é necessário manter a atenção para a baixa umidade do ar, que pode atingir patamares críticos de 20%, considerado estado de alerta para a saúde.
Confira a lista completa de municípios em alerta:
Aquidauana, Aral Moreira, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Camapuã, Campo Grande, Caracol, Corguinho, Coronel Sapucaia, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Figueirão, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jaraguari, Jardim, Jateí, Juti, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Paranhos, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Sete Quedas, Sidrolândia, Sonora, Tacuru, Taquarussu, Terenos e Vicentina.











