Associação sem fins lucrativos que promove inclusão social por meio do esporte e cultura pode ampliar captação de recursos e convênios com o Estado
Tramita na Assemb’leia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 259/2025, de autoria do deputado Coronel David (PL), que concede o título de Utilidade Pública Estadual à Associação Centro Esportivo Pedro Arantes – Instituto Pedro Arantes.
Com sede no Município de Três Lagoas, a associação é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, e tem como missão promover a inclusão social por meio da prática esportiva e cultural.
Agora, a matéria segue para a análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Casa de Leis. Caso aprovada, a concessão do título será um passo fundamental para a instituição, pois permitirá que a associação amplie sua captação de recursos e celebre convênios com o Poder Público Estadual, potencializando o alcance e o impacto de suas atividades.
Esporte e Inclusão Social
Em sua justificativa para o projeto, o deputado Coronel David destacou o trabalho desenvolvido pela associação, com ênfase em modalidades como o Tênis de Campo. As atividades são direcionadas a um público prioritário: crianças e adolescentes de baixa renda, estudantes da rede pública de ensino e pessoas com deficiência.
“Direcionado às crianças e adolescentes de baixa a renda, estudantes da rede pública e pessoas com deficiência, a Associação Centro Esportivo Pedro Arantes também tem parcerias que promovem a inclusão, como nos convênios com a Associação de Pais e Amigos do Excepcionais [APAE]”, explicou o parlamentar.
David ressaltou que a iniciativa vai além da prática esportiva, representando um importante papel social. “O projeto vai além da prática esportiva, é um ato de justiça e um incentivo direto ao esporte e à educação social de Mato Grosso do Sul”, justificou.
Com o reconhecimento como entidade de Utilidade Pública Estadual, o Instituto Pedro Arantes estará fortalecido para continuar e expandir seu trabalho, contribuindo para o desenvolvimento social e a promoção da cidadania no estado.