Azambuja lidera intenção de votos para o Senado Federal

Gerson Claro aparece em 3º com crescimento constante e baixa rejeição

 

O ex-governador Reinaldo Azambuja (PL) lidera a corrida pelo Senado Federal em Mato Grosso do Sul, segundo pesquisa do Instituto Ranking Brasil Inteligência, encomendada pela Rede Top FM e realizada entre os dias 1º e 7 de outubro de 2025. Azambuja aparece com 28,2% das intenções de voto no cenário estimulado — quando são apresentados nomes aos eleitores.

Na segunda colocação está o senador Nelsinho Trad (PSD), com 18,4%. Já o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Gerson Claro (PP), surge em terceiro lugar, com 12,3%, consolidando uma trajetória de crescimento contínuo e se destacando como principal nome do Progressistas para o pleito de 2026.

A pesquisa também revela o desempenho de outros possíveis candidatos: o deputado federal Vander Loubet (PT) tem 10,2% das intenções de voto, enquanto a senadora Soraya Thronicke (Podemos) registra apenas 0,9%.

Gerson Claro se destaca ainda mais no cenário espontâneo, quando os entrevistados citam nomes livremente, com 4% das intenções de voto. O percentual representa uma escalada constante desde março deste ano, quando tinha 2%, passando por 2,6% em maio, 3,2% em julho e 3,8% em setembro. A tendência de alta confirma o aumento da lembrança do parlamentar junto ao eleitorado sul-mato-grossense.

Outro dado relevante é o índice de rejeição. Apenas 2,8% dos entrevistados afirmaram que não votariam em Gerson de forma alguma, um dos menores entre todos os nomes avaliados. O número é considerado por analistas como um forte indicativo de potencial de crescimento em futuros cenários eleitorais.

O levantamento ouviu 3 mil eleitores com 16 anos ou mais em 30 municípios de Mato Grosso do Sul. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual, com nível de confiança de 95%.

Com a liderança de Azambuja e o crescimento de Gerson Claro, o cenário para o Senado em 2026 começa a se desenhar com força entre nomes já consolidados e novas alternativas competitivas dentro do grupo governista.

Compartilhe nas Redes Sociais

Banca Digital

Edição 262