Riedel deve definir novo secretário da Casa Civil na quinta-feira; veja cotados

Eduardo Rocha, que deixa o cargo para disputar Assembleia Legislativa, defende que sucessor tenha conhecimento político do Estado e do interior

 

O governador Eduardo Riedel (PP) deve anunciar na quinta-feira (23) o nome do novo titular da Secretaria de Estado da Casa Civil, durante reunião com o secretariado. A informação foi confirmada pelo atual ocupante do cargo, Eduardo Rocha, que deixará a pasta para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) pelo MDB.

Em agenda nesta segunda-feira, Rocha destacou que o perfil ideal para seu sucessor deve incluir familiaridade com a política estadual e o interior, garantindo a continuidade do trabalho de articulação entre o governo e os municípios.
“Acho que tem que ser alguém que conhece a parte política do Estado, que conhece o interior, pra continuar fazendo o trabalho que a Casa Civil vem fazendo, a parceria com os municípios”, afirmou.

Questionado sobre critérios ou nomes preferenciais, Rocha evitou especulações: “Isso não é comigo. Vamos conversar amanhã ou depois, porque temos uma reunião de secretário quinta-feira. Eu quero definir. Se ele [Riedel] fala pra mim, fica até o outro mês, eu tenho que obedecer”.

A substituição integra a reforma administrativa que Riedel deve promover para liberar secretários com pretensões eleitorais em 2026, evitando que a gestão pública seja impactada em ano de campanha.

Nomes cotados
Três nomes ganham destaque nas discussões para assumir a Casa Civil:

  • Sérgio Gonçalves: secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Educação (SED), tem trajetória ligada ao PP e à senadora Tereza Cristina. Já atuou na Sefaz e na Secretaria de Comunicação sob Reinaldo Azambuja.

  • Walter Carneiro Jr.: primeiro-suplente de deputado federal pelo PP, atualmente ocupa o cargo de secretário-adjunto da Casa Civil. Foi diretor-presidente da Sanesul e sua expressiva votação em 2022 – 39.860 votos – o credencia como pré-candidato a deputado federal em 2026.

  • Cláudio Mendonça: superintendente do Sebrae-MS desde 2007, mantém proximidade com Riedel desde a época em que o governador presidiu a Famasul. À reportagem, disse não ter sido contatado oficialmente sobre a possível nomeação.

Papel estratégico

A Casa Civil é considerada essencial no governo Riedel, atuando na articulação política com deputados, prefeitos, vereadores e com o governo federal. A pasta é responsável por assegurar que políticas públicas e investimentos alcancem todas as regiões do Estado, fortalecendo a base de apoio do Executivo estadual.

A decisão final, no entanto, aguarda a reunião de quinta-feira, quando Riedel deve consolidar a mudança.

Compartilhe nas Redes Sociais

Banca Digital

Edição 262