Em uma noite marcada por emoção e reconhecimento, a Câmara Municipal de Três Lagoas realizou na última quarta-feira (28) sessão solene em homenagem ao Dia do Servidor, com a entrega do diploma Excelência no Serviço Público a 15 servidores municipais. O evento, que lotou o plenário, foi presidido pelo vereador Tonhão e contou com a presença do prefeito Dr. Cassiano Maia, que fez um anúncio histórico para a categoria.
A solenidade, que teve início com uma apresentação musical da vereadora Sara Leite, homenageou servidores de diversas secretarias municipais, cada um indicado por um vereador. Entre os agraciados estavam Ana Maria Rodrigues Barbosa (indicada por Tonhão), Darci Cunha de Almeida (Daniel da Farmácia), Aparecida Luiza Vieira Ferreira (Davis Martineli) e outros 12 servidores que se destacaram em suas funções.
Ana Maria, Analista de Comunicação da Câmara, falou em nome de todos os homenageados: “Receber essa homenagem é muita honra, tanto pelos 19 anos de atuação quanto por estar entre estes 15 homenageados”. A servidor acrescentou: “A gente veste a camisa para que a comunidade seja bem atendida, pois nós somos a comunidade também”.
O ponto alto da noite foi o anúncio do prefeito Dr. Cassiano Maia, que assinou o Decreto nº 1467, reinstaurando a jornada de trabalho de 6 horas diárias para os servidores municipais. A medida, que entra em vigor em 1º de janeiro de 2026, prevê a implementação de jornada reduzida flexível, mantendo 12 horas de atendimento ininterrupto à população.

“A Jornada Reduzida Flexível de 6h para o servidor e 12h de atendimento ininterrupto para a população tem como objetivo ‘servidores mais eficientes e satisfeitos’, diminuindo o número de atestados e absenteísmo, e uma população melhor atendida”, explicou o prefeito.
Cassiano Maia detalhou como funcionará o novo sistema: “Nos Centros de Educação Infantil (CEIs), o atendimento será das 6h30 às 18h30, ininterruptamente. Em um setor hipotético com seis servidores, poderiam funcionar com dois servidores das 7h às 13h; outros dois das 10h às 16h; e os outros dois das 12h às 18h”.
As presidentes dos sindicatos comemoraram o anúncio. Maria Diogo, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinted), relatou a importância da mudança para os servidores, enquanto Luciana Braçal, do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSPM), destacou que se trata de “um reconhecimento incrível para os servidores”.
O SSPM também foi homenageado na sessão, recebendo uma Moção de Congratulação pelos 35 anos de fundação. O sindicato, criado em 14 de fevereiro de 1990, tem uma história de lutas e conquistas em defesa dos servidores públicos municipais.











