Saymon Barbosa, de Campo Grande, e Victória Lopes, de Ivinhema, disputam a competição que acontece em Adelaide de 14 a 23 de novembro
Pela primeira vez na história, o Campeonato Mundial de Vôlei de Praia será realizado na Oceânia, e Mato Grosso do Sul terá representação direta na competição. O campo-grandense Saymon Barbosa e a atleta de Ivinhema Victória Lopes representarão o Brasil no torneio mundial, que acontece de 14 a 23 de novembro em Adelaide, na Austrália. Saymon forma dupla com George, da Paraíba, enquanto Victória joga ao lado de Thâmela, do Espírito Santo.
O Brasil será representado por seis duplas no total – três no feminino e três no masculino. No feminino, além de Thâmela/Victória, competem Carol Solberg/Rebecca, Vitória/Hegê e as campeãs olímpicas Duda/Ana Patrícia. No masculino, além de George/Saymon, estarão em quadra Evandro/Arthur Lanci e André/Renato.

Em entrevista ao Campo Grande News, Saymon Barbosa detalhou a reta final de preparação:
“A preparação tem sido muito forte, tanto na parte física quanto na técnica. Estou buscando chegar ao meu melhor nível para representar bem o Brasil e, claro, o meu estado, Mato Grosso do Sul”.
Sobre as expectativas, ele acrescentou:
“Cada jogo é uma nova chance de mostrar evolução e colocar em prática tudo o que venho treinando. Mas nada disso seria possível sem o apoio dos meus patrocinadores, Tintalux e Clube Campestre, que acreditam no meu trabalho”.
A vaga de George e Saymon no Mundial foi conquistada com o título da etapa Challenge de Veracruz, no México, no início de outubro. A dupla venceu seis jogos em quatro dias, incluindo uma vitória sobre a dupla norte-americana formada por Miles Evans e o ex-jogador de basquete Chase Budinger, por 2 sets a 0.
Grupos e adversários
No masculino, George e Saymon integram o Grupo C, onde enfrentarão:
-
Âhman/Hellvig (Suécia)
-
André/Renato (Brasil)
-
Burnett/Hodges (Austrália)
Já no feminino, Thâmela e Victória, líderes do ranking mundial, compõem o Grupo 7 com as seguintes adversárias:
-
Lazarenko/Romanoik (Ucrânia)
-
Michelle/Corrales (Paraguai)
-
Gaona/Allcca (Peru)
A estreia das duplas sul-mato-grossenses será no dia 14 de novembro:
-
Thâmela/Victória × Gaona/Allcca (Peru)
-
George/Saymon × André/Renato (Brasil)
A presença de atletas do estado em uma competição de nível mundial reforça a tradição de Mato Grosso do Sul na modalidade. Victória Lopes e sua parceira chegam como uma das favoritas ao título, enquanto Saymon Barbosa e George buscarão surpreender no grupo que conta com outra dupla brasileira e representantes da Suécia e Austrália.
O Mundial de Adelaide contará com 96 equipes no total – 48 duplas masculinas e 48 femininas – e marca um momento histórico para o vôlei de praia mundial, sendo a primeira edição realizada no continente oceânico.











