Projeto “TRANSformando Histórias” percorrerá nove cidades no dia 28 de novembro com atendimento gratuito

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul (DPE-MS) está expandindo para o interior do estado o projeto “TRANSformando Histórias”, que oferece serviço gratuito de retificação de nome e gênero para pessoas trans. A iniciativa, que já era realizada na capital, agora busca promover dignidade, cidadania e acesso a direitos em todas as regiões sul-mato-grossenses.

O projeto percorrerá nove municípios no dia 28 de novembro (sexta-feira). A lista inclui Três Lagoas, Coxim, Costa Rica, Dourados, Jardim, Aquidauana, Anastácio, Corumbá e Ladário.
Os interessados em realizar a retificação devem preencher um formulário eletrônico disponível por meio de um QR Code divulgado pela Defensoria Pública. O prazo para se inscrever termina no dia 25 de novembro.
Horários de atendimento:
-
Na maioria das cidades (Três Lagoas, Coxim, Costa Rica, Dourados, Jardim, Aquidauana e Anastácio): das 13h às 19h, nas sedes locais da Defensoria Pública.
-
Em Corumbá e Ladário: o atendimento será das 7h às 12h.
A iniciativa conta com uma ampla rede de apoio, reunindo instituições como o Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (NUDEDH), o IBRAT, a ANOREG/MS, a Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ), a ARPEN/MS, a Defensoria Pública da União (DPU) e o Tribunal Regional Eleitoral.
Esse apoio multinstitucional reforça o compromisso coletivo com a inclusão e o respeito à identidade de gênero, facilitando o processo burocrático e garantindo que mais pessoas tenham acesso a um direito fundamental: o de ser reconhecido pelo nome e gênero com os quais se identificam.










