“Puerpéria”, espetáculo solo que investiga as dores e potências do corpo feminino, chega em Três Lagoas

Uma mulher sem nome, porque é todas. Um corpo em cena que carrega fragmentos de muitas. Uma placenta como símbolo de vida, mas também de imposições. É a partir desses elementos que nasce “Puerpéria”, um espetáculo solo visceral e poético que mergulha nas profundezas da experiência feminina. Com atuação de Déia Fernandes, a obra inicia sua circulação por cinco cidades de Mato Grosso do Sul a partir de 22 de novembro.

A sinopse do espetáculo descreve um confronto direto com as violências físicas, sociais e emocionais vivenciadas pelo ventre e pelo corpo da mulher. Navegando entre memórias, traumas e resistências, a personagem transita entre a fragilidade e a força em busca de libertação das amarras sociais que a confinam.

“Puerpéria não oferece respostas fáceis, mas convida o público a um transe sensorial e reflexivo sobre as violências normalizadas contra os corpos femininos”, explica a descrição da peça. Com referências ao pensamento da filósofa Simone de Beauvoir e outras pensadoras feministas, a obra levanta questões urgentes: “O que significa habitar um corpo feminino em uma sociedade estruturalmente violenta? Como transformar dor em potência? Como romper ciclos de violência sem perder a própria essência?”.

A chamada curta para o espetáculo já anuncia seu tom potente e metafórico: “Nasce o grito… Nasce o silêncio… NASCE PUERPÉRIA!!!”. É descrito como um “espetáculo para mulheres e tudo aquilo que emerge na carne, na alma, na mãe… no feminino”, finalizando com a frase de impacto: “Há dores que não gritam — mas sangram.”.

Serviço: Circulação “Puerpéria” em MS

Confira a agenda completa das apresentações:

TRÊS LAGOAS
Data: 22 de novembro (sexta-feira)
Horário: 20h
Local: Anfiteatro Sest Senat

BRASILÂNDIA
Data: 25 de novembro (segunda-feira)
Horário: 19h30
Local: Centro de Convivência – Prof. Lídia Martins dos Santos

NOVA ANDRADINA
Data: 27 de novembro (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Centro de Convenções Silvio Ubaldo de Sousa

CAMPO GRANDE
Data: 29 de novembro (sexta-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro Aracy Balabanian

COSTA RICA
Data: 30 de novembro (sábado)
Horário: 19h
Local: Salão Paroquial – Igreja Nossa Senhora Aparecida

Este projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (MinC), operacionalizado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Cultura de MS.

Compartilhe nas Redes Sociais

Banca Digital

Edição 266