Petrobras abre licitações da UFN-3 em Três Lagoas

images (1)

Processo de contratação está em andamento, com abertura de envelopes até o fim de dezembro. Conclusão do empreendimento é projetada para 2029, com retomada física das obras em 2027

 

A retomada do megaprojeto da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN-3), em Três Lagoas, deu um passo concreto. A Petrobras iniciou a fase de abertura dos envelopes das licitações dos primeiros pacotes de obras, etapa que segue até o final de dezembro. A estatal projeta concluir todo o empreendimento até o final de 2029, prazo considerado conservador pela própria diretoria.

Os envelopes começaram a ser abertos na semana passada, com outros três processos tendo seguimento nesta segunda-feira (1º). A estratégia da Petrobras foi dividir as obras em diversos lotes licitados separadamente.

Este modelo, segundo a empresa, tem múltiplas vantagens: amplia a inclusão de fornecedores de diferentes portes, aumenta a concorrência, ajuda a reduzir preços e fortalece o estímulo às cadeias produtivas locais.

Pacotes em Licitação

Os lotes que estão em processo de concorrência abrangem uma ampla gama de serviços e construções, incluindo:

  • Infraestrutura: serviços de drenagem, pavimentação e RACI; prédios administrativos, laboratórios e oficinas.

  • Utilidades: seção LT 138 kV e subestação de entrada; sistemas de águas e efluentes; energia.

  • Processo e Armazenagem: unidades de amônia e estocagem; ureia melt e granulação; estocagem e expedição; sistema de manuseio.

  • Controle: pacote de automação.

A retomada física das obras no canteiro está prevista apenas para 2027. Inicialmente, a Petrobras planejava concluir a contratação das empresas em 2025, mas a expectativa agora é fechar as concorrências no primeiro trimestre de 2026.

O projeto recebeu reforço no planejamento estratégico da companhia. Na última sexta-feira (28), a Petrobras divulgou seu Plano Estratégico 2050 (PE 2050) e o Plano de Negócios 2026-2030. O segmento de fertilizantes foi destacado, com previsão de US$ 15,8 bilhões em investimentos até 2030 nas áreas de Refino, Transporte, Comercialização, Petroquímica e Fertilizantes – incluindo, explicitamente, a retomada da planta de Três Lagoas.

A diretoria da estatal afirmou que o avanço das licitações está dentro do cronograma programado, marcando a retomada efetiva de um dos maiores investimentos industriais em andamento no estado de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe nas Redes Sociais

Banca Digital

Edição 268