Cidade integra lista de cinco municípios com confirmações da Influenza A (H3N2) subclado K; paciente local tem evolução acompanhada pelas autoridades de saúde

Três Lagoas está entre os cinco municípios de Mato Grosso do Sul com confirmações recentes da variante K (subclado K) do vírus Influenza A (H3N2), conforme boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). O caso local foi identificado em meio a um novo lote de diagnósticos que também inclui moradores de Campo Grande, Costa Rica, Nioaque e Ponta Porã.
Os pacientes têm idades que variam de três meses a 87 anos, e todos seguem em investigação epidemiológica. A confirmação em Três Lagoas ocorre uma semana após a SES ter anunciado os três primeiros casos da variante no estado, registrados em outras cidades.
Um aspecto que preocupa as autoridades sanitárias é a confirmação de circulação local do vírus. Nenhum dos pacientes diagnosticados – incluindo o de Três Lagoas – tem histórico de viagem internacional ou contato com viajantes, indicando que a transmissão já ocorre dentro do estado.
A secretaria reforça que a identificação específica desta variante só é possível através de sequenciamento genético em laboratório, destacando a importância da vigilância laboratorial para monitoramento das cepas em circulação.
Diante do cenário, a SES emitiu Alerta Epidemiológico a todos os 79 municípios sul-mato-grossenses, com reforço das ações de prevenção e controle de vírus respiratórios. A vacinação contra a Influenza segue como principal medida de prevenção contra casos graves da doença, disponível gratuitamente no SUS.
O Ministério da Saúde informa que ainda não há evidências de maior gravidade associada à variante K, mas reconhece sua circulação mais intensa e antecipada. Conhecida como “Gripe K”, a variante tem causado aumento de casos em países como Estados Unidos e Canadá, motivando alertas da OPAS e OMS.
Para os moradores de Três Lagoas e demais cidades, as recomendações seguem as mesmas: manter a caderneta de vacinação em dia, higienizar as mãos com frequência, usar máscara em ambientes fechados quando apresentar sintomas e evitar aglomerações ao estar com sinais gripais.











