Agência determinou recolhimento do mercado por falta de registro e autorização no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, na última segunda-feira (22), a comercialização, distribuição, importação, propaganda e uso de todos os lotes de produtos à base de alulose da empresa Sante Marie Importação e Exportação. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União e se baseia no fato de a alulose não constar na lista de substâncias autorizadas no Brasil como adoçante ou ingrediente alimentar.
Segundo a Anvisa, alimentos ou ingredientes sem histórico de consumo no país são considerados novos e precisam passar por avaliação técnico-científica prévia. A empresa interessada deve comprovar a segurança do produto antes de lançá-lo no mercado. No caso da alulose da Sainte Marie, não houve esse processo de regularização.
O que é a alulose?
De acordo com Tarcila Campos, nutricionista do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a alulose é um tipo de açúcar encontrado naturalmente em alimentos como figo e uva. Quimicamente semelhante à frutose, ela tem baixa absorção pelo organismo, baixo valor calórico e, segundo estudos, pouco impacto nos níveis de glicose e insulina.
“O mecanismo de ação é semelhante ao de outros adoçantes. Nos Estados Unidos, a FDA já autoriza seu uso com base em estudos toxicológicos e clínicos”, explica Campos. No entanto, no Brasil, a substância ainda não foi submetida ou aprovada pela Anvisa.
Por que a proibição?
A Anvisa reforça que, para novos ingredientes, é necessário comprovar que o processo de fabricação não introduz ou concentra substâncias nocivas e que o consumo está dentro de níveis seguros. Como a alulose não passou por essa avaliação no país, sua comercialização é considerada irregular.
A nutricionista Tarcila Campos ressalta que a proibição não significa necessariamente que a substância seja perigosa, mas que não cumpriu as etapas regulatórias brasileiras. “Talvez o produto não tenha sido submetido à aprovação ou não atendeu aos requisitos exigidos”, comenta.
O que fazer se você tem o produto?
Consumidores que possuem produtos da marca Sainte Marie à base de alulose devem interromper o uso e, se possível, entrar em contato com o local de compra para orientações sobre devolução. Empresas do setor alimentício também devem retirar do mercado qualquer item com o ingrediente não autorizado.
A Anvisa monitora o cumprimento da resolução e pode aplicar sanções em caso de descumprimento. A medida visa proteger a saúde pública frente a ingredientes sem avaliação prévia no país.











