O Hemosul (Centro de Hematologia e Hemoterapia) de Três Lagoas faz um apelo urgente à população: o estoque de sangue do tipo O negativo está em nível crítico. A unidade, responsável pelo abastecimento de hospitais da cidade e região, necessita com urgência de doações para repor seus bancos e garantir o atendimento a pacientes em situações de emergência, cirurgias e tratamentos contínuos.
De acordo com Karine de Barros Preza, coordenadora do Hemosul em Três Lagoas, a doação é feita por livre demanda, sem necessidade de agendamento prévio. Os interessados podem comparecer ao hemocentro nos horários de funcionamento.
“O tipo O negativo é universal e pode ser utilizado em qualquer pessoa em situações emergenciais, quando não há tempo para fazer a tipagem sanguínea. Por isso, manter o estoque desse sangue é vital. Contamos com a solidariedade da comunidade para nos ajudar a salvar vidas”, afirma Karine.
A coordenadora reforça que, além do O negativo, o tipo A negativo também é considerado permanentemente “convocado”. Doadores com esses dois tipos sanguíneos têm prioridade no atendimento no hemocentro em relação aos demais, dada a constante demanda e a importância clínica.
Quem pode doar:
Para doar sangue, é necessário:
-
Apresentar documento oficial com foto.
-
Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam de autorização do responsável legal).
-
Pesar mais de 50 kg.
-
Estar em boas condições de saúde e bem alimentado (evitar alimentos gordurosos nas 3 horas anteriores).
-
Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
Impedimentos temporários:
-
Ressaca, gripe ou febre.
-
Período gestacional ou amamentação.
-
Tatuagem ou piercing feitos há menos de um ano.
-
Procedimentos endoscópicos ou cirurgias recentes.
-
Consumo de bebida alcoólica nas 12 horas anteriores.











