O Grupo de Operações e Investigações (GOI) cumpriu, na última quarta-feira (21), um mandado de prisão preventiva contra um integrante da facção Comando Vermelho que estava foragido desde o início da Operação Cartório Central, em 14 de janeiro. A ação ocorreu no Bairro Jardim Campo Alto, na região do Universitário, em Campo Grande, com apoio da Polícia Civil de Mato Grosso.
O preso foi identificado como Hurric Patric Duarte Ramos Fernando, de 25 anos. De acordo com as investigações, ele já possuía passagens policiais por tráfico de drogas e estava diretamente envolvido com as atividades da organização criminosa no estado.
A prisão é parte da Operação Cartório Central, uma ampla ofensiva desencadeada contra a facção Comando Vermelho em diversos estados do país. O foco da operação é o combate a uma série de crimes praticados pela organização, incluindo tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, extorsão, agiotagem e controle territorial. A investigação teve como epicentro a cidade de Primavera do Leste, em Mato Grosso, mas se estendeu a várias regiões.
Ao todo, a operação em âmbito nacional conta com 471 ordens judiciais, sendo 225 delas de prisão preventiva. Hurric Patric era um dos procurados que havia conseguido escapar da primeira fase de execução dos mandados.
As investigações da Operação Cartório Central começaram há pouco mais de um ano e revelaram uma estrutura criminosa complexa e altamente organizada. O grupo investigado possuía hierarquia definida, divisão clara de funções, controle financeiro próprio e uma logística especializada para o tráfico de drogas e a prática de outros delitos.
Além de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso (estado onde a operação se concentrou inicialmente), mandados judiciais também estão sendo cumpridos no Acre, Goiás, Pará e São Paulo, com o apoio das polícias civis locais.
A captura do foragido em Campo Grande demonstra a continuidade e a capilaridade das investigações, que seguem atuando para desarticular a rede criminosa em múltiplas frentes.











