Na noite da última segunda-feira (02 de fevereiro), a Câmara Municipal de Brasilândia realizou a sessão solene de abertura do ano legislativo de 2026. A solenidade contou com a presença da Prefeita Municipal, Márcia Amaral, que participou da composição da mesa ao lado da Presidente da Casa, vereadora Jô Silva (Maria Jovelina da Silva).
A sessão marcou o início dos trabalhos dos parlamentares para este ano, contando com a presença dos vereadores: Dr. Alexandre Rodrigues Carlos, Edson Pereira Costa, Joaquim Martos de Moraes, José Quintino de Souza, Dr. José Ricardo Martines Balbino, Juliane Aparecida Rodrigues, Sérgio de Lima Doo e Silvio Cézar Malta. Estiveram presentes também secretários municipais, adjuntos, superintendentes, assessores legislativos e a população em geral, que marcaram presença no plenário para acompanhar o início das atividades legislativas.
Discurso do Executivo
Durante o uso da tribuna, a Prefeita Márcia Amaral reforçou a importância da harmonia entre os poderes e destacou que o Legislativo deve ser um parceiro no desenvolvimento da cidade. Em seu discurso, a Chefe do Executivo enfatizou a necessidade de maturidade política diante dos desafios reais do município.
“A fiscalização deve existir, mas esta também deve ser a casa das soluções, da responsabilidade e do compromisso com o desenvolvimento do município. A população espera desta casa análise responsável dos projetos, fiscalização equilibrada e colaboração institucional. Fiscalizar é dever constitucional, obstruir sem fundamento não é”, pontuou a prefeita.
Márcia Amaral reafirmou sua disposição ao diálogo transparente, mas garantiu firmeza na gestão dos recursos públicos. “Como prefeita, reafirmo minha disposição permanente ao diálogo institucional, transparente e respeitoso. No entanto, deixo claro que o Executivo seguirá trabalhando com firmeza, responsabilidade e zelo pelos recursos públicos”, disse, completando que “o interesse público deve sempre prevalecer” sobre interesses individuais ou partidários.
Ao finalizar, a prefeita desejou um ano produtivo aos parlamentares: “Que possamos divergir com respeito, mas que prevaleça sempre o bem maior: as pessoas e o desenvolvimento do nosso município”.
Pauta da Sessão
Após a abertura oficial, a sessão ordinária seguiu para o expediente do dia. De acordo com a pauta, entrou para a apreciação da casa 01 Projeto de Lei (PL nº 02/2026), que dispõe sobre a alteração na estrutura de apoio parlamentar e cargos em comissão da Câmara.
Além disso, foram apresentados 05 Requerimentos abordando temas diversos de interesse da comunidade, tais como:
- Solicitação de providências à empresa Elektro para substituição de postes com risco de queda;
- Pedido de alteração no valor da UFMB para horas-máquina, visando beneficiar pequenos produtores rurais;
- Solicitação de retorno do programa de viagens culturais para estudantes da rede de ensino;
- Pedido de informações sobre a operação de crédito de R$ 40 milhões para amortização de dívidas;
- Reivindicação de melhorias e iluminação em rotatória na Avenida Brasil.
Também foi apresentada 01 Moção de Congratulação voltada à equipe envolvida nos serviços de manejo de terras no Assentamento Mutum.
No encerramento, a Presidente Jô Silva agradeceu a presença das autoridades e da comunidade, reforçando o convite para que a população continue acompanhando as sessões e o trabalho do Legislativo em prol de Brasilândia.











