Em uma noite de trabalhos intensos no Plenário da Câmara Municipal, os vereadores de Três Lagoas protocolaram mais de 30 indicações voltadas a diversas regiões da cidade durante a 2ª sessão ordinária do ano, realizada no último dia 12 de fevereiro. A reunião, originalmente prevista para o dia 17, foi antecipada devido ao feriado de Carnaval.
Além da votação de projetos e requerimentos, os parlamentares aproveitaram o encontro para apresentar demandas da população ao Executivo municipal, estadual e até mesmo a órgãos federais e universidades.
Na Ordem do Dia, os vereadores aprovaram o projeto de decreto legislativo nº 179, que concede ao ex-governador Reinaldo Azambuja Silva o Diploma de Honra ao Mérito Antônio Trajano dos Santos. Também foi aprovado o requerimento nº 003, de autoria do vereador Fernando Jurado, que convocou para a noite desta quinta-feira (12) o Seminário sobre “O Impacto do Novo Programa Regularize-se Já”. O evento, realizado às 19h no Plenário da Câmara, reuniu especialistas para prestar informações e suporte a empresários locais sobre o programa estadual de regularização fiscal.
Infraestrutura e mobilidade urbana dominam pauta
Grande parte das indicações foi direcionada ao prefeito Dr. Cassiano Rojas Maia e ao secretário municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, Osmar Dias Pereira. Os pedidos incluem desde operações tapa-buraco até estudos para construção de rotatórias e implantação de novas vagas de estacionamento.
Mi do Santa Luzia solicitou a instalação de iluminação pública nos postes da Rua Trajano dos Santos.
Davis Martinelli pediu recapeamento em toda a extensão da Rua Marte, no bairro Santa Luzia, além de operação tapa-buraco no cruzamento entre a Rua Egídio Thomé e a Avenida Júlio Ferreira Xavier (antiga Avenida Ponta Porã), no bairro Vila Alegre. O vereador também requer estudo de viabilidade para implantação de rotatória na Avenida Capitão Olinto Mancini com a Avenida Júlio Ferreira Xavier e Rua B.
Evalda Reis indicou a inclusão no projeto executivo orçamentário de pavimentação asfáltica e drenagem na Rua Manoel de Oliveira Gomes, altura do número 2415, no bairro Vila Haro. A vereadora também pleiteia estudo técnico para implantação de vagas de estacionamento em ângulo de 45 graus na Avenida Eloy Chaves, entre as Ruas Egídio Thomé e Eurídice Chagas Cruz.
Pedrinho Júnior apresentou pedidos de limpeza e melhoria da iluminação pública na Praça dos Ferroviários, no bairro Nossa Senhora Aparecida, além de solicitar a implantação de cobertura na praça do bairro Jardim Maristela — este em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer. O vereador também pede, com urgência, a limpeza e manutenção do entorno da lixeira localizada na entrada do Distrito de Arapuá, às margens da Rodovia Altair Cabral Trannin.
Maria Diogo concentrou suas indicações em demandas do Centro Odontológico Municipal, solicitando reforma da estrutura física do prédio e manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos odontológicos. A vereadora também pede estudo técnico para regularização de via preferencial, sinalização de “PARE” e implantação de sentido único nas ruas José Pinto Carriço, Alexandre Abrão e Elias Abraão, na N.O.B. e bairro Nossa Senhora Aparecida. Por fim, solicita iluminação adequada para a Praça dos Ferroviários.
Marco Silva indicou patrolagem e cascalhamento na Rua Trajano dos Santos, no Alto Sucuriú, e pede estudo para ampliação do serviço de transporte da saúde aos usuários do SUS, especialmente em finais de semana e feriados. O vereador também propõe a implantação do método de “bombeamento de fumaça” na rede de esgoto do município, em articulação com a Sanesul, para diagnóstico e correção de ligações irregulares.
Silverado requereu recapeamento na Rua Maria Guilhermina Esteves, entre as ruas Marechal Deodoro da Fonseca e José Amim, além de serviços de roçada na lateral da Escola Municipal Eufrosina Pinto, no canteiro da Avenida Rafael de Haro e na Praça dos Ferroviários, incluindo manutenção da academia ao ar livre e parquinho.
Sirlene solicita limpeza e revitalização do canteiro da Alameda José da Costa, nº 381, no bairro Santo André, e estudo para substituição gradativa de árvores antigas que ofereçam risco à população por espécies adequadas.
Daniel da Farmácia pede a instalação de cerca no campo de futebol da Rua Maria Guilhermina Esteves com Rua Otávio Sigefredo Roriz, na Vila Zucão, e a implantação de semáforos no cruzamento da Avenida Antônio Trajano dos Santos com a Rua Antônio Estevan Leal.
Marcus Bazé solicita manutenção com cascalhamento ou asfalto na Rua Wilson Carvalho Viana, cruzamento com a Avenida Jary Mercante e Avenida Ranulpho Marques Leal. Também pede revitalização e limpeza da ciclovia na Avenida Ranulpho Marques Leal (BR-262), do Cristo Redentor ao semáforo da Avenida Rosário Congro, além de revitalização do parquinho infantil na Praça do Bairro Nova Europa.
Robson do Alinhamento indica a criação de um ponto de parada de ônibus coberto na Avenida Francisco Neto de Araújo, esquina com a Rua Antônio Estevam Leal, no bairro Montanini.
Demanda estadual e federal
Tonhão, presidente da Câmara, apresentou indicação ao governador Eduardo Riedel solicitando esforços para impedir a instalação de uma nova praça de pedágio no quilômetro 39 da BR-262, trecho entre Três Lagoas e Campo Grande, antes do Distrito do Arapuá. O parlamentar também protocolou pedido de estudo de viabilidade para rotatória na Avenida Capitão Olinto Mancini com Avenida Júlio Ferreira Xavier e Rua B.
Ao Executivo municipal, Tonhão reforçou ainda pedido de inclusão dos cursos de Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional na grade de ofertas do campus da UFMS em Três Lagoas. A solicitação foi endereçada à reitora Camila Celeste Brandão Ferreira Ítavo, com cópia à diretora do campus, professora doutora Larissa Barcelos.
As indicações agora seguem para análise e encaminhamento por parte do Executivo municipal, estadual e dos órgãos competentes.











