Câmara aprova doação de ventiladores mecânicos ao Hospital Regional; outros projetos seguem para análise

m_261_18_33_24022026115455

Em sessão ordinária realizada na manhã desta terça-feira (24), a Câmara de Vereadores de Três Lagoas aprovou o projeto de lei nº 013/2026, de autoria do Executivo, que autoriza a prefeitura a doar dez ventiladores mecânicos ao estado de Mato Grosso do Sul, especificamente para o Hospital Regional de Três Lagoas “Magid Thomé”. A matéria foi encaminhada ao Legislativo em regime de urgência.

O ventilador pulmonar, também conhecido como respirador mecânico, é um dispositivo médico essencial para pacientes com insuficiência respiratória, fornecendo suporte vital ao imitar a respiração natural. O equipamento introduz ar enriquecido com oxigênio nos pulmões e remove o dióxido de carbono, com controle preciso de pressão, volume e frequência respiratória. São amplamente utilizados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), procedimentos cirúrgicos e no transporte de pacientes críticos.

Na mensagem encaminhada aos vereadores, o prefeito Dr. Cassiano destacou a relevância da aprovação para a saúde regional:

“Destaco que o Hospital Regional de Três Lagoas Magid Thomé desempenha um papel essencial na sociedade, sendo uma unidade estratégica para a assistência hospitalar no município e em toda a região. A doação será de grande importância para a manutenção e ampliação da oferta de leitos críticos e para a garantia do atendimento de pacientes graves, fortalecendo a resolutividade da rede.”

Outros projetos em tramitação

O plenário também recebeu outras propostas durante a sessão, todas encaminhadas para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final pelo presidente da Mesa, vereador Tonhão. Confira os projetos:

  • PL nº 11/2026 — Dispõe sobre alterações de dispositivos da lei nº 3.384/2018, que institui a comissão permanente de avaliação de imóveis e dá outras providências (Autoria do Executivo)

  • PL nº 012/2026 — Altera, acrescenta e revoga incisos da lei nº 1.328/1997, que cria o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) (Autoria do Executivo)

  • PL nº 14/2026 — Altera dispositivos da lei nº 2.467/2010, que dispõe sobre a concessão de benefícios fiscais para instalação de indústria no município (Autoria do Executivo)

  • PL nº 017/2026 — Institui o Dia Municipal do (a) Enfermeiro (a) no município de Três Lagoas (Autoria: vereador Daniel da Farmácia)

  • PL nº 018/2026 — Institui o Dia Municipal do (a) Técnico (a) / Auxiliar de Enfermagem no município de Três Lagoas (Autoria: vereador Daniel da Farmácia)

  • Projeto de Decreto Legislativo 003/2026 — Dispõe sobre a concessão do Título de Cidadã Três-lagoense à senhora Laisa Mansano (Autoria: vereador Fernando Jurado)

Sessão solene em alusão ao Rotary International

Durante a reunião, também foi aprovado requerimento de autoria dos vereadores Tonhão e Marcus Bazé para realização de sessão solene no dia 26 de fevereiro em homenagem aos 121 anos do Rotary International. Na ocasião, serão entregues moções de congratulação à Casa da Amizade de Três Lagoas e a nove personalidades que atuam na organização:

  • Vânia Cristina de Campos Almeida

  • Heder Almeida Menezes

  • Solange Alves de Matos Moraes

  • Guilherme Gomes Teixeira

  • Djair José Martinez

  • Sandro Lorencetti

  • Elvio José da Silva Junior

  • Luciano Garcia Javorka

  • Maria Antonia Baccini

A sessão contou ainda com a presença do comandante de policiamento rodoviário rural em Mato Grosso do Sul, coronel PM Élcio de Almeida, que está em visita ao município. O oficial foi recebido pelos vereadores durante os trabalhos legislativos.

Compartilhe nas Redes Sociais

Banca Digital

Edição 274