Em uma iniciativa que conecta qualificação profissional a oportunidades concretas de trabalho, a Arauco, em parceria com o Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), lançou o Programa de Formação de Motoristas. Totalmente gratuito, o projeto vai qualificar, nesta primeira etapa, 200 condutores habilitados nas categorias B e C para a progressão da CNH para a categoria D.
A formação, que terá 107 horas de duração e aulas realizadas em Três Lagoas, é voltada a atender à operação da primeira fábrica de celulose da Arauco no Brasil, em implantação em Inocência (MS). O curso será custeado pela Semadesc e pela Arauco, que também concederá uma bolsa-bônus única aos participantes que concluírem a formação.
De acordo com a gerente de Gestão de Pessoas da Arauco, Morela Alfonzo, a formação combinará aulas teóricas e práticas, utilizando o conteúdo da Escola de Motoristas Profissionais do Sest/Senat.
“Incorporamos ao conteúdo obrigatório do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) tópicos específicos como relacionamento interpessoal, ética no trabalho, segurança e economia, a fim de preparar os condutores para atuarem em linha com os valores e princípios de responsabilidade da Arauco”, destacou Morela, acrescentando que o programa prevê a formação de cinco turmas.
Os condutores interessados podem se inscrever no site do MS Qualifica ou por meio do link fixado nas redes sociais do Projeto Sucuriú e da Arauco. A empresa também realizará um processo seletivo presencial para as vagas nos dias 8 e 14 de abril, das 9h às 17h, no Sest/Senat de Três Lagoas (Avenida Júlio Ferreira Xavier, 2640 – Jardim Alvorada). É obrigatório levar um documento com foto.
Morela Alfonzo explicou ainda que os motoristas formados poderão participar, a partir de 2027, de uma segunda etapa para progredir a carteira para a categoria E, permitindo atuar no transporte de madeira e na movimentação de insumos para a fábrica.
“Dessa forma, os condutores poderão trabalhar, inclusive, no transporte de madeira e na movimentação de insumos para a fábrica de celulose”, complementou.
Vale destacar que, se fossem arcar com as despesas do curso por conta própria, cada interessado precisaria desembolsar cerca de R$ 3 mil, sem contar os custos adicionais para a formação.
A formalização da parceria com o Governo do Estado ocorreu no dia 27 de março, com a assinatura do Acordo de Cooperação. Durante o evento, o secretário da Semadesc, Jaime Verruck, ressaltou o alinhamento da iniciativa com os desafios estaduais de ampliar emprego e renda.
“Essa parceria conecta a qualificação profissional a uma oportunidade concreta de trabalho, atendendo tanto às pessoas quanto às empresas que precisam de mão de obra preparada”, afirmou Verruck.
Representando a Arauco, o gerente executivo de Logística Florestal, Rodrigo Sugske Garcia, reforçou o papel das pessoas no sucesso do empreendimento:
“Uma fábrica não se sustenta apenas com cimento e ferro; ela depende das pessoas. Por isso, queremos fortalecer esse pilar formando profissionais qualificados para o mercado.”
Sobre o Projeto Sucuriú
O Projeto Sucuriú marca a entrada da divisão de celulose da Arauco no Brasil. Com um investimento de US$ 4,6 bilhões, inclui a construção de uma planta com capacidade de produção de 3,5 milhões de toneladas de fibra curta de celulose por ano. Localizado em uma área de 3.500 hectares, a 50 km do centro de Inocência (MS), o projeto teve sua etapa de terraplanagem iniciada em 2024 e a previsão de entrada em operação é no final de 2027.
Durante as obras, a Arauco vai oferecer capacitação e gerar mais de 14 mil oportunidades de trabalho. Após o start up, o projeto empregará cerca de 6 mil pessoas nas unidades Industrial, Florestal e de Logística. O propósito é impulsionar o desenvolvimento social e econômico de toda a região, aumentando a geração de renda, a arrecadação de impostos e atraindo novos investimentos.











