Oportunidade é para cursos de Espanhol, Inglês e Libras; prazo encerra na quarta-feira, 19 de novembro
Quem deseja aprender um novo idioma sem custo tem até esta quarta-feira (19) para garantir uma vaga nos cursos presenciais de Espanhol, Inglês e Libras oferecidos pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Ao todo, são 318 vagas distribuídas entre turmas iniciantes e em andamento em sete cidades do estado.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, na Página do Candidato da Central de Seleção do IFMS. Quem não tiver acesso à internet pode utilizar os computadores da Central de Relacionamento (Cerel) em um dos campi participantes.

Vagas e abrangência
Os cursos estão disponíveis nos campi de:
-
Aquidauana
-
Campo Grande
-
Corumbá
-
Coxim
-
Naviraí
-
Ponta Porã
-
Três Lagoas
As aulas são oferecidas pelo Centro de Idiomas (Cenid) e têm início previsto para o primeiro semestre de 2026.
Estrutura dos cursos
A formação é dividida em duas etapas:
-
Básico: níveis I, II e III
-
Intermediário: níveis IV, V e VI
Ao completar os seis semestres, os estudantes recebem uma certificação nacional de competência linguística.
De acordo com a Política de Internacionalização do IFMS, 75% das vagas são reservadas para estudantes e servidores da instituição. As demais são abertas à comunidade externa.
O Edital nº 79/2025, com todas as informações sobre o processo seletivo, está disponível no site da Central de Seleção do IFMS.
A lista preliminar de inscritos e a convocação para a prova de nivelamento – que definirá a turma adequada para cada candidato – serão divulgadas no dia 21 de novembro.
Essa é uma oportunidade para quem busca qualificação e domínio de idiomas com reconhecimento nacional. Interessados não devem perder o prazo, já que as vagas são limitadas e a demanda costuma ser alta.











