Ano Letivo 2026 inicia com 190 mil alunos na Rede Estadual de MS

IMG_7529

O ano letivo de 2026 na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE-MS) começou oficialmente nesta segunda-feira, 9 de fevereiro. Cerca de 190 mil estudantes retornaram às salas de aula, distribuídos em 352 escolas nos 79 municípios do estado. Desse total, 180 mil são da zona urbana e 10 mil da zona rural.

O secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, destacou a importância do momento. “O retorno dos estudantes às escolas representa a concretização de todo o planejamento construído durante a Jornada Formativa. É um momento de acolhimento, de retomada da rotina escolar e de reafirmação do nosso compromisso com a aprendizagem, com a equidade e com a qualidade do Ensino Público”, afirmou.

Um dos destaques da rede é a forte adesão à educação em tempo integral. Dos 180 mil alunos da zona urbana, 111 mil (62%) estudam nessa modalidade. Esses estudantes recebem três refeições diárias (café da manhã, almoço e lanche da tarde). Os demais, que frequentam apenas um período, recebem uma refeição.

Os estudantes começaram o ano com kit escolar e uniforme novos, distribuídos desde a semana do Natal. O kit é composto por itens como lápis de cor, canetinhas, borracha, apontador, caderno e régua.

Na infraestrutura, o secretário Hélio Daher ressaltou a entrega constante de melhorias. “Uma escola reformada é entregue a cada seis dias em Mato Grosso do Sul”, declarou. Para 2026, a novidade é a inauguração de três novas escolas ainda esta semana:

  1. Campo Grande: Escola Estadual Vereador Cristóvão Silveira (Jardim Noroeste) – Oferecerá Ensino Fundamental (anos finais), Ensino Médio, Educação Profissional e EJA Mulher.

  2. Ribas do Rio Pardo: Escola Estadual Prof. Maria Augusta Costa Ramos da Silva – Atenderá turmas do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais), Ensino Médio e Educação Profissional.

  3. Ponta Porã: Escola Estadual Prof. Adir Teixeira de Oliveira – Oferecerá Ensino Fundamental (anos finais), Ensino Médio e Educação Profissional.

O governador Eduardo Riedel acompanhou pessoalmente o início do ano letivo na Escola Estadual Maestro Frederico Liebermann, no bairro Monte Castelo, em Campo Grande. Durante a visita, ele vistoriou as instalações, interagiu com alunos e professores e destacou os pilares da educação no estado.

“Alunos têm acesso a três refeições, têm um ensino de qualidade, têm material moderno, como a gente viu ali no laboratório, têm equipamento, têm profissionais capacitados e motivados. Sem dúvida nenhuma essa equação é fundamental para o nosso desenvolvimento”, pontuou Riedel.

O período regular de matrículas foi aberto em novembro de 2025. Para quem ainda tem interesse em ingressar na rede estadual, permanece aberto durante todo o ano o processo de “autodesignação”. Por meio dele, pais ou responsáveis podem consultar vagas disponíveis e realizar a matrícula diretamente no sistema da Central de Matrículas da SED.

O início do ano letivo mobiliza 32 mil servidores, entre professores, coordenadores e colaboradores, que já estão em atividade para garantir um ano de aprendizagem e desenvolvimento para todos os estudantes sul-mato-grossenses.

Compartilhe nas Redes Sociais

Banca Digital

Edição 272