Nova remessa de equipamentos eleva padrão de atendimento no Hospital Regional de Três Lagoas

Aerea-Hospital-Regional

Quem chega ao Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé, em Três Lagoas, já pode perceber os reflexos de um investimento que vai além dos números. Na terça-feira (24), a unidade hospitalar — administrada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) — incorporou um lote de equipamentos avaliado em quase meio milhão de reais, fruto de uma doação da empresa Arauco, como parte de seu compromisso com a responsabilidade socioambiental na região.

O montante de R$ 489,3 mil foi convertido em tecnologia de ponta para áreas críticas do hospital. Agora, setores como as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), a Unidade Coronariana, o Centro Cirúrgico e o Pronto-Socorro contam com um reforço significativo em sua estrutura: monitores multiparâmetros, ventiladores pulmonares mecânicos, bombas de infusão, camas elétricas, carrinhos de emergência, macas de transporte, oxímetros portáteis e bisturis elétricos já integram o dia a dia dos profissionais de saúde.

A escolha dos itens não foi aleatória. Segundo a gestão do hospital, os equipamentos foram selecionados para atender à demanda crescente por procedimentos de média e alta complexidade, garantindo mais segurança aos pacientes e melhores condições de trabalho para as equipes assistenciais.

Mais do que equipamentos, uma aliança pela saúde

 

A cerimônia de entrega, realizada no auditório da própria unidade, teve tom de celebração da parceria entre diferentes setores. Para Diego Marques, gerente de Comunicação e Relações Institucionais da Arauco, a iniciativa representa um passo concreto na relação da empresa com a comunidade da Costa Leste.

“Não se trata apenas de entregar aparelhos. É um gesto que traduz nosso compromisso de que o crescimento econômico da região ande lado a lado com uma saúde pública mais preparada, moderna e humanizada”, afirmou.

Do lado da gestão hospitalar, o diretor-presidente do Instituto Acqua, Samir Rezende Siviero, fez questão de destacar o efeito multiplicador desse tipo de colaboração. “Quando o poder público e a iniciativa privada convergem para um mesmo propósito, quem ganha é a população. Essa doação chega em um momento estratégico e nos impulsiona a seguir elevando a qualidade do atendimento”, disse.

SUS mais forte com articulação regional

A relevância da união entre diferentes esferas também foi enfatizada por Bruna Fernanda Barbosa Queiroz, da Coordenação de Atenção Hospitalar da SES. Para ela, ações como essa demonstram como o SUS pode se fortalecer por meio da articulação com a sociedade.

“O Hospital Regional já é uma referência para Três Lagoas e região. Parcerias desse porte garantem não apenas a sustentabilidade da unidade, mas também a capacidade de oferecer respostas rápidas e eficazes à população”, avaliou.

Já Delia Villamayor Javorka, representante do Imasul e integrante do Rotary Club Três Lagoas Costa Leste, trouxe um olhar sobre o processo que viabilizou a doação. Ela ressaltou o papel dos Planos Básicos Ambientais (PBAs) como instrumentos que, além de mitigar impactos ambientais, abrem caminho para investimentos sociais estruturados.

“O diálogo entre empresas, órgãos ambientais e comunidades é essencial. Quando esse trabalho é bem feito, conseguimos transformar exigências legais em benefícios diretos para a saúde e qualidade de vida da população”, pontuou.

A solenidade reuniu representantes das instituições envolvidas e lideranças locais. Estiveram presentes a secretária municipal de Saúde de Três Lagoas, Juliana Salim; os diretores do hospital — Letícia Carneiro (geral), Marllon Nunes (técnico), Fabiane Sanches (Enfermagem) e Daniel de Sá (financeiro e operacional); além de representantes da Arauco, SES, Rotary Club e Núcleo Regional de Saúde.

A expectativa da administração hospitalar é que, com os novos equipamentos, a unidade amplie sua capacidade de resposta em momentos de maior demanda, consolidando-se ainda mais como referência em média e alta complexidade para a macrorregião da Costa Leste.

Compartilhe nas Redes Sociais

Banca Digital

Edição 276