A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta quinta-feira (30) o evento “Café com Elogio”, no Plenário da Câmara Municipal de Santos Dumont. A solenidade foi dedicada a reconhecer e valorizar o trabalho dos servidores da pasta, que atuam diariamente nas mais diversas frentes do atendimento à população.
A mesa diretora do evento contou com a presença de Angelina Zuque (Conselho de Saúde), Jamile Gomes (representando os diretores da Saúde), vereador Daniel da farmácia (Executivo), a vereadora Sirlene da Saúde, o prefeito Cassiano Maia – que precisou se ausentar para um compromisso externo – e o presidente da Câmara, Antonio Luiz Teixeira Empke Jr., o Tonhão.
Em entrevista ao Expressão MS, o presidente da Câmara, Tonhão, destacou o simbolismo do evento realizado dentro do Legislativo. “Eu fico muito feliz por essa iniciativa. A gente precisa reconhecer o trabalho que todo mundo está prestando. É uma pauta muito sensível à saúde. Todos aqui, nós também passamos por problemas, adversidades, precisamos ser compreendidos”, afirmou.
Ele ressaltou que os servidores entregam o melhor de si e que ações como o “Café com Elogio” tornam a gestão mais humana. “Isso aproxima e torna a gestão mais humana, mais sensível, mais próxima, mais intimista. E quem ganha é a população, porque nós temos a missão de servir, de colaborar e fazer com que nossa cidade seja cada vez mais desenvolvida e solidária”, completou.
A secretária municipal de Saúde, Juliana Salim, emocionou os presentes ao falar sobre a rotina dos profissionais. “Nós transbordamos alegria, transbordamos amor. Estamos aqui para curar, sim, os outros, às vezes não só com medicamento, mas com a palavra, com a compreensão”, declarou.
Salim reforçou o compromisso da gestão do prefeito Cassiano Maia em mudar o paradigma da saúde no município. “A visão do doutor Cassiano é mudar o novo. Estamos aqui empenhados para trazer gratificação, valorização. Sabemos que tudo precisa ser melhorado, mas já percorremos um bom caminho”, disse.
A secretária fez questão de citar nominalmente os setores que atuam em regime de plantão e sobreaviso: “Agradeço a cada servidor da saúde que desempenha de manhã à noite, na madrugada, na UPA, no SAMU, que sai de suas residências no sábado, feriado, Dia das Mães, no Natal, e se empenha pelo outro. O SAMU brilha, é uma luz que brilha, tem conseguido salvar vidas. Eles tentam, eles vão e eles conseguem.”
Em primeira mão ao Expressão MS, a secretária Juliana Salim antecipou avanços na rede municipal. “Temos a novidade da Arauco, que começou agora no sábado e domingo – são mais de 3 mil exames e procedimentos. E temos uma novidade para os próximos dias. No próximo aniversário da saúde, vamos ter um ‘zera fila’. Estamos trabalhando nisso. Mais para frente eu passo as ‘quentinhas’ para vocês”, adiantou, entre sorrisos.
O evento, que levou o nome simbólico de “Café com Elogio”, foi planejado como o primeiro de muitos. “É um evento de valorização. O primeiro café com elogio de muitos que virão. Com certeza”, concluiu a secretária.










